CIEP Professor José Renato Pedroso
No CIEP Professor José Renato Pedroso, os educadores apostam na parceria ativa entre escola e comunidade para desenvolverem um ensino efetivo propiciando, assim, um ambiente contínuo de desenvolvimento para alunos, professores, funcionários e gestores. Esse trabalho é realizado com o envolvimento da comunidade interna e externa através do Projeto FAPE (Família, Amor, Paz e Esperança).
A escola oferece oportunidades educativas diversificadas, que vão além da sala de aula, como aulas de canto, xadrez, musicalização e futsal. A musicalização, aliás, é visto como ferramenta imprescindível na formação das crianças, uma vez que desenvolve o lúdico, a criatividade, os aspectos emotivos e cognitivos. Este trabalho com música é desenvolvido, sobretudo, por meio de brincadeiras. “A música em nossa escola é uma das ferramentas de diversificação curricular e de valorização à cultura”, explica a escola. O xadrez é outro importante instrumento pedagógico. “Entendemos que o xadrez, dentro de nossa realidade escolar, pode dar suporte pedagógico, dando subsídios e auxiliando nas várias disciplinas.”
A escola também toma como princípio a cultura como um elemento que nutre o processo educacional e tem importância na formação de um indivíduo crítico. Por isso, ela é utilizada para qualificar a formação dos alunos, além expandir o conhecimento e aprendizados.
Ainda nesta perspectiva, o processo educativo do CIEP é pautado no entendimento da realidade como algo não acabado e sobre o qual pode-se intervir. Essa intervenção caminha pela integração entre a escola e comunidade. “Não desconsideramos os espaços formais e tradicionais de construção do conhecimento, mas os ressignificamos do ponto de vista dos ambientes e dos materiais. Ampliamos o leque de possibilidades para além dos espaços escolares, construímos um pacto pedagógico, no qual escola e comunidade assumem responsabilidades socioeducativas na perspectiva de construção de um território educativo, oportunizando assim a aprendizagem do cidadão em suas múltiplas dimensões”.
No tocante às parcerias intersetoriais, o CIEP Professor José Renato Pedroso desenvolve uma série de projetos, entre eles o “Cidade mirim no trânsito”, em parceria com a SESSETRAN (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), cujo objetivo é orientar as crianças sobre direitos e deveres no trânsito.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.