25/05/2021
Entre os dias 7 e 9 de junho, das 14h30 às 17h, acontece o bate-papo “Educadores e Internet”, organizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Direcionados a professores e gestores escolares, os encontros online e gratuitos têm como objetivo aprofundar o debate sobre a inclusão da alfabetização tecnológica no currículo escolar, pensando em caminhos para a formação de pessoas aptas a usar e aplicar a tecnologia de maneira responsável.
O tema ganha ainda mais relevância após a necessidade de adoção do ensino remoto como forma de evitar a suspensão das aulas durante este período de distanciamento social.
A série de conversas será transmitida pelo canal do NIC.br no YouTube. Os participantes terão direito a certificado de participação e as inscrições podem ser feitas em: https://nic.br/evento/bate-papo-educadores-e-internet/
Programação
14h30 às 15h40: Como elaborar um currículo para cultura digital?
A mesa visa discutir como elaborar um currículo escolar que atenda à necessidade de formação em tecnologia com respeito a direitos humanos no ambiente digital, buscando também responder às seguintes questões: Como estruturar a grade? Quais os objetivos de aprendizagem a serem buscados?
Mediadora: Marina Feferbaum (CEPI FGV Direito SP)
Expositoras: Débora Garofalo (SEDUC-SP) e Lúcia Dellagnelo (CIEB)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=B3x0imbkLKI
15h50 às 17h: Como implementar um currículo para cultura digital?
A discussão abordará as etapas e as tarefas necessárias para implementar um currículo que se propõe a formar letramento digital com direitos humanos. Além disso, busca responder às seguintes questões: Quais recursos são necessários? Como transformar currículo em ação e quais ações podem ser feitas?
Mediadora: Grace K. Gonçalves (Colégio Miguel de Cervantes)
Expositores: Herbert Lima (Secretário da Educação de Sobral/CE), Rodrigo Nejm (SaferNet Brasil) e Guilherme Alves (SaferNet Brasil)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=ZuuugTWxNUE
14h30 às 15h40: Como envolver a comunidade para formação em cultura digital?
Debate sobre como o currículo escolar pode integrar a comunidade, sobretudo familiares, na discussão sobre tecnologia e direitos, buscando responder também às seguintes questões: como ensinar também a família? Como trazer os benefícios da tecnologia para a comunidade social e familiar?
Mediadora: Rosa Lamana (SEDUC SP/EFAPE)
Expositoras: Renata Ferraz (Fundação Lemann), Taís e Roberta Bento (SOS Educação)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNbE-CXb5o
15h50 às 17h: Como formar cultura digital de maneira inclusiva?
A mesa busca discutir boas práticas e estratégias para ensino de tecnologia com inclusão, com foco, principalmente, em pessoas com deficiência e também outros grupos sociais marginalizados.
Mediadora: Daniela Costa (Cetic.br|NIC.br)
Expositores: Rodrigo H. Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e Eliane Leite (Uzoma Diversidade, Educação e Cultura)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=FQuthBHSQgs
14h30 às 15h40: Como criar atividades sobre cultura digital?
Esta atividade tem um foco mais prático, visando discutir como os educadores podem criar atividades que envolvam tecnologia e direitos humanos digitais, com exemplos de práticas de sucesso.
Mediador: Guilherme F. Klafke (CEPI FGV Direito SP)
Expositoras: Verônica Cannatá (Colégio Dante Alighieri) e Mariana Ochs (EducaMídia)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=fecDcWpPMb8
15h50 às 17h: Como proteger a comunidade escolar contra violações de direitos no ambiente digital?
Frente às violações de direitos humanos que podem ocorrer no ambiente digital, como divulgação indevida da imagem, a mesa visa discutir como professores e alunos podem se proteger dessas violações e preveni-las.
Mediadora: Kelli Angelini (NIC.br)
Expositores: Karolyne Utomi (Kaosu e Rigopoulos Sociedade de Advogados), Maíra Bosi (Instituto Alana) e Pedro Hartung (Instituto Alana)
Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=-KUA2Pp1Mtw