16/08/2019
Ensino Híbrido, sala de aula invertida, gamificação e design thinking são algumas palavras que estão cada vez mais presentes no vocabulário de educadores inovadores que buscam promover novas experiências.
Neste contexto, a Numi – Desenvolvimento Criativo realiza neste fim de semana, 17 e 18 de agosto, um curso sobre como criar experiências de aprendizagem impactantes e que não sejam entediantes.
As aulas acontecem das 10h às 17h, em São Paulo, e abordarão questões como o papel da educação criativa na aprendizagem, metodologias ativas, desenvolvimento de projeto mão na massa, entre outros.
A formação é voltada para educadores de espaços formais e informais de educação. Para obter mais informações sobre o curso e se inscrever, basta acessar o site da Numi.
Entende-se por design thinking a abordagem educacional que envolve a criação ou desenvolvimento de ideias e soluções de problemas. Um dos grandes diferenciais do Design Thinking é colocar as pessoas no centro da questão, priorizando a participação direta daqueles que fazem parte do contexto ou problema a ser resolvido.
Além disso, a abordagem incentiva a inovação, a colaboração e o pensamento crítico dos professores e alunos. Segundo o Porvir, a metodologia é dividida em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução.
Em cada uma delas, a equipe oferece dicas de como organizar as ideias, formatar listas, usar post-its, histórias inspiradoras, fotos, aplicativos para tablets, celular etc. São inúmeras soluções que não devem ser seguidas à risca. Os autores defendem que cada problema requer uma abordagem que deve ser construída coletivamente, sem uma fórmula pronta.