14/02/2019
Os episódios da série Guerreiros da Floresta, do Canal Futura, mostram a luta de três líderes indígenas pela preservação da Amazônia e suas culturas: Davi Kopenawa Yanomami, líder do povo Yanomami, que vive na Serra do Demini em Roraima, perto da fronteira com a Venezuela; Almir Suruí, do povo Paiter Suruí em Rondônia, da Terra Indígena Sete de Setembro; e Ninawa Inu Huni Kuin, líder dos Huni Kuin, que vive na Terra Indígena Katukina/Kaxinawá no Acre.
Um dos principais objetivos é que a série seja uma ferramenta para educadores abordarem a questão indígena, as culturas das diferentes tribos, temas ambientais e sustentabilidade em sala de aula. Após a exibição dos 13 episódios, o canal pretende lançar um guia pedagógico para o uso de Guerreiros da Floresta nas escolas.
Veja o trailer:
Perseguidos por fazendeiros e mineradores, e reconhecidos por órgãos internacionais como ONU e OEA, Davi Kopenawa, Almir Suruí e Ninawa Huni Kuin conduzem toda a narrativa da série, que é uma produção da Santa Rita Filmes em parceria com o Canal Futura.
Presentes na pré-estreia, que aconteceu em São Paulo no dia 14 de fevereiro, Almir e Ninawa reforçaram a importância da produção. “Nós, lideranças indígenas, defendemos o Brasil. Queremos que seja um exemplo de país que respeita seu povo. Hoje, a maior arma que podemos ter é o diálogo”, disse Almir. “Vivemos um momento crucial para conscientização humana, para estagnar tudo de ruim que já aconteceu. A série mostra a nossa realidade da aldeia e a importância da defesa de nosso território. Esse momento é de muito orgulho para nós”, completou Ninawa.
Veja mais: Veja iniciativas inovadoras e materiais sobre edução educação indígena
Segundo a roteirista e diretora Andrea Pilar Marranquiel, o trabalho de produção e articulação com as lideranças começou em 2014. “E a cada visita às comunidades, percebíamos a importância de levar esse tema para o mundo. E agora é justamente o melhor momento para isso”, disse. “Agradecemos esses líderes e seus povos que nos permitiram contar essas histórias. É a verdade de um povo perseguido”.
Débora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura, explica que Guerreiros da Florestá é uma entre 10 séries que o canal deve exibir nos próximos dois anos sobre temas urgentes, que vão desde proteção de nascentes até construção de moradias. “Trabalhamos na perspetiva de não deixar ninguém para trás e não perder o trem da história. Falar desses guerreiros é amplificar essas vozes na garantia de seus direitos, além de ser um convite à empatia. É uma serie para além dos muros da escola”, afirmou.
Além disso, a gerente de conteúdo afirmou que Guerreiros da Floresta deve ganhar uma segunda temporada com foco na educação indígena.
Os documentários ficarão disponíveis na plataforma futuraplay.org.br. Dois episódios já estão liberados.