09/09/2019

Vídeo explica como o Fundeb funciona. Assista!

Em vigor desde janeiro de 2007, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é um dispositivo que complementa com recursos da União todas as etapas da Educação Básica, o que compreende creches, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

Para se ter uma ideia, o fundo é responsável por R$6 de cada R$10 investidos na educação pública brasileira. Quando criado, sua previsão de duração se estendia até 2020, o que coloca sua manutenção hoje em discussão.

Mas, afinal, como o Fundeb funciona? Quais são os mecanismos de redistribuição de recursos para as redes de ensino municipais e estaduais, de acordo com o número de matrículas? Ou ainda: o que seria necessário ajustar em seu modelo para torná-lo mais eficiente?

No vídeo abaixo, produzido pelo Todos pela Educação, essas perguntas são respondidas de forma sucinta e clara.

Assista:

Para mais informações, acesse o especial sobre o Fundeb produzido pelo Todos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.