07/06/2021

Vem aí o 10º Circuito de Cinema Infantil. Participe!

De 14 a 19 de junho, acontece o 10º Circuito de Cinema Infantil, que visa democratizar o acesso aos filmes exibidos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e apoiar profissionais da educação. Totalmente gratuito e online, o evento este ano debaterá temas atuais como educação, cinema, infâncias, povos indígenas e descolonização do olhar. Confira a programação completa.

Além das rodas de conversa, a mostra promoverá duas oficinas destinadas a profissionais da educação e interessados no tema. A primeira, com proposta de mostrar possibilidades para inspirar práticas educativas com audiovisual, seja no compartilhamento e exibição de filmes e outros materiais, seja na produção caseira com recursos acessíveis. A segunda oficina, por sua vez, será sobre animação e promoverá um mergulho nesse mundo, a partir da apresentação do passo a passo para a produção de um curta-metragem e da técnica stop motion.

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo no canal da Mostra no YouTube. No total, já são em torno de 60 curtas-metragens – filmes que fizeram sucesso nas Mostras anteriores e que mostram a pluralidade das infâncias brasileiras. Também haverá a exibição do longa-metragem Liyana, aclamado pela crítica internacional, que conta a história de cinco crianças órfãs que, a partir da orientação de uma lendária contadora de histórias da África do Sul, conseguem transformar as lembranças sombrias em uma narrativa de transformação.