23/10/2018

Clube de leitura engaja estudantes de escolas públicas na Bahia

A educadora Edjanne Amaral de Almeida Silva, do Centro Juvenil De Ciência e Cultura Senhor Do Bonfim, na Bahia, conta como desenvolveu projeto itinerante de clube de leitura.

A iniciativa percorre diferentes colégios estaduais de Senhor do Bonfim, a 375 quilômetros de Salvador, por meio de encontros com estudantes do ensino fundamental e médio. Dessa forma, o objetivo é influenciar o leitor, bem como contribuir na sua formação em relação à leitura.

Em cada encontro, os alunos são convidados a compartilharem leituras, experiências e a falar de temas como amor, amizade, superação, dor, morte, entre outros. “Além disso, antes de iniciar análise das obras, fazemos uma breve apresentação sobre o tema abordado”, conta Edjanne. “Em seguida, são desenvolvidas diversas atividades referentes ao livro”, explica.

 

Clube de leitura e mais

Os participantes também se comunicam em grupo de WhatsApp para tratar de assuntos referentes a cada obra trabalhada. Assim, os estudantes podem expor suas impressões, sentimentos e opiniões sobre os textos, bem como sugerir livros e postar vídeos.

O Clube da leitura itinerante fez muito sucesso. “Ao final de cada oficina, havia uma avaliação. Nela, os alunos tinham a oportunidade de dar sugestões e fazer observações”, explica a educadora Edjanne Amaral, criadora do projeto. “O que nos chamou bastante atenção foi ouvir de todos que ler é muito bom.  Eles também afirmam que essa e uma das diversas possibilidades de trabalhar a leitura e a escrita de forma prazerosa”.

Leia a reportagem completa, publicada no Portal Porvir.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.