Ashoka busca novos nomes para compor sua rede de Jovens Transformadores no Brasil

A Ashoka, considerada uma das cinco ONGs de maior impacto social no mundo, está em busca de novos nomes para compor sua rede de Jovens Transformadores Ashoka no Brasil. Os Jovens Transformadores Ashoka fazem parte de uma comunidade estratégica de pessoas, que encontraram seu poder para criar mudanças para o bem de todos e que almejam distribuir a potência de agir pelo bem comum.

Os novos jovens selecionados integrarão a rede mundial Ashoka, formada também por empreendedores sociais, escolas e universidades transformadoras. Dessa forma, poderão participar e propor oficinas e outras atividades do tipo, receber orientação estratégica, parcerias de mídia e mais oportunidades de crescimento de si mesmos, suas equipes e suas iniciativas.

Além disso, os jovens apoiarão a Ashoka em ações estratégicas em territórios específicos do país. Para isso, é de suma importância reservar, pelo menos, cinco horas semanais para participar das atividades, em regime de colaboração voluntária e recíproca.

O prazo final para as inscrições no programa vai até 30 de junho.

Saiba mais sobre o programa:

Quem pode participar?

Jovens de 12 a 19 anos de qualquer região do Brasil.

Quais são os critérios?

A) IDEIA: a/o jovem foi afetada(o) por um problema complexo e desenvolveu uma ideia criativa para abordá-lo.

B) EQUIPE – a/o jovem mobilizou outras pessoas em torno de sua ideia ou faz parte de um coletivo que a adotou. Na equipe a liderança é rotativa e a/o jovem apoia seus colegas nesta posição;

C) IMPACTO – a/o jovem pode demonstrar que sua ideia teve ou tem potencial de criar efeitos concretos na realidade local (escola, cidade), regional ou global.

D) COLIDERAR MOVIMENTO “TODOS SOMOS TRANSFORMADORES”: a/o jovem acredita que todo jovem é um(a) agente de transformação em potencial e deseja criar as condições para que todos(as) se reconheçam e ajam como transformadores(as). Para isso, a/o jovem apresenta ideias de como engajar a sociedade nesse movimento.

Etapas do processo

1) Inscrição no formulário online até 30 de junho de 2020

2) Resultado da análise das inscrições online até 8 de julho

3) Conjunto de entrevistas online com equipe Ashoka até 31 de julho

4) Conversa com Jovens Transformadores Ashoka de outros países até 15 de agosto

5) Encontro presencial chamado painel, no qual os jovens terão a oportunidade de conversar com empreendedores sociais, jornalistas e outros líderes do movimento. Ocorrerá entre setembro e outubro.

Conheça as histórias dos reconhecidos em 2019

No Brasil, 9 jovens de todo o país foram reconhecidos pela Ashoka em 2019. Participar deste processo foi um passo importante na caminhada de se reconhecerem como agentes deste movimento em que todos são agentes de transformação.