17/12/2018

John Dewey: caminhos para a inovação na educação

John Dewey, filósofo americano, usa óculos e veste terno e gravata. Imagem em preto e brancoO filósofo americano John Dewey é considerado um dos precursores da Educação Nova ou chamada Educação Progressista. Ele discutiu uma concepção de educação que valoriza a interação da criança e as relações sociais com bases democráticas.

Essa teorização que atravessou o século XX ainda representa inovação na educação, principalmente, aplicada à educação infantil.

Os princípios teóricos de John Dewey foram discutidos com um grupo de alunas do curso superior de Pós-graduação de uma universidade pública. O intuito foi repensar de novas práxis na educação.

Dessa forma, concluiu-se a necessidade de se discutir sobre o aporte teórico de uma educação que concebe a criança ativa e participativa, que aprende por meio de sua própria participação no ato educativo, no fazer cotidiano e no papel da experiência como forma de aprendizagem. Esse aporte teórico constitui-se em processos de inovação para a educação que tem como base as relações democráticas em construção da cidadania das crianças na educação infantil.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.