Instituto Formação

Instituto Formação

Instituto Formação

Rua das Limeiras, 14 | Quadra D | Jardim Renascença | São Luís | 65075-260

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

O Instituto Formação foi criado por maranhenses que decidiram melhorar realidades no estado. Nesta perspectiva, a organização busca a institucionalização de projetos exitosos e parceiros que garantam uma ação mais ampliada e consistente para o desenvolvimento da cidadania. Já desenvolveu projetos em 15 estados brasileiros e irradia metodologias para outros países.

Desde seu início, em 1999, vem fortalecendo o tecido social nos eixos democracia, desenvolvimento sustentável e cidadania. Em 2003, seus associados decidiram conceber e materializar grandes projetos para impactarem nos territórios mais pobres do Maranhão, usando como estratégia a simultaneidade de ações e adotando o conceito de conjunto integrado de projetos (CIP).

Para tanto, foram realizadas ações simultâneas para gerar impactos, em escala, envolvendo variadas parcerias e financiadores. A metodologia gerou exitosos resultados em mobilização, educação, juventude, comunicação, cultura, esporte e desenvolvimento territorial.

Para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a instituição propõe o acesso ao conhecimento diversificado, de forma lúdica, com ações recorrentes, criando rotinas saudáveis do brincar e do aprender com atividades diversificadas de leituras, brincadeiras e ausculta de outro idioma.

Para a EJA e Ensino Médio, propõe o tripé ensino, pesquisa e extensão, inserindo junto com o conhecimento acadêmico, a educação profissional e o incentivo a negócios, startups e projetos, por dentro das suas incubadoras. Concebe a educação profissional como ponto de desenvolvimento de territórios a partir da concepção de desenvolvimento orgânico.

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.