Escola da Árvore

Escola da Árvore

Setor de Habitações Individuais Norte - Trecho 2 - Chácara 104 - Núcleo Rural Jerivá Entrada A - Brasília (DF) - CEP: 71536-032

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A Escola da Árvore é uma escola de educação infantil e ensino fundamental que surgiu em 2015 com o objetivo de proporcionar uma educação transformadora e com sentido para as crianças, em um ambiente na natureza que respeite a infância em suas mais variadas expressões, construindo relações autênticas nas quais as crianças podem construir sua autonomia, liberdade com responsabilidade e senso crítico.

A Escola fica no Núcleo Rural do Jerivá, em Brasília, em uma chácara dentro da Área de Preservação Ambiental do Paranoá. Tendo a natureza como um dos eixos que orientam nossa proposta pedagógica, a Escola se propõe a tratar a educação ambiental como parte integrante do cotidiano das crianças, buscando que elas criem laços de afeto com os diversos elementos da natureza, desconstruindo ideias de medo e sujeira que tem envolvido esses contextos.

Além da natureza, há o movimento e a diversidade como eixos orientadores da prática pedagógica, com ações cotidianas que trazem esses conceitos para a vida. Entende-se a relação da criança com seu corpo como construto fundamental para o desenvolvimento, e que busca construir relações de descobertas de potencialidades, de expansão, reflexão e desafios com o corpo. Não se espera corpos disciplinados, quietos e previsíveis, mas sim sujeitos que possam criar, se expressar e construir consciência corporal a partir de diferentes vivências corporais e de movimento.

Ao defender a diversidade como um dos pilares das práticas cotidianas da escola, a iniciativa traz à tona a problemática das relações desiguais de gênero, das relações étnico-raciais e dos preconceitos e práticas discriminatórias que envolvem a diversidade sexual, as expressões religiosas e deficiências de vários tipos. O processo de reflexão crítica sobre a relação escola-sociedade deve alimentar a construção de um espaço escolar que respeite os preceitos da democracia, da busca pelo bem coletivo e da equidade. É então prioridade que a Escola da Árvore seja um espaço em que a diversidade é acolhida e trabalhada, e no qual as pessoas se sintam seguras para serem elas mesmas, dentro de suas escolhas e particularidades.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.