Escola Amorim Lima

Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima

Rua Professor Vicente Peixoto, 50 - Bairro: Butantã - São Paulo (SP) - CEP: 05587-160

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E-mail: direcao@amorimlima.org.br

A gestão da escola é realizada nas instâncias participativas e democráticas. A Assembleia de Pais reúne-se mensalmente para discutir assuntos pertinentes ao cotidiano da escola. Privilegia o trabalho de pesquisa e a aula expositiva deixa de ser o instrumento preferencial de transmissão e aquisição de saber, passando a ser um recurso utilizado pontualmente.

O principal ambiente do trabalho educativo são os três grandes salões de pesquisa em que alunos e educadores desenvolvem as pesquisas como eixo norteador da construção do conhecimento e dos princípios de convivência. Cada aluno tem um educador tutor. Esse educador é responsável pela avaliação do processo de desenvolvimento integral do estudante.

Tem rede de parcerias envolvendo toda a comunidade escolar, universidades, organizações sociais e fundações. Tem projetos com a Universidade de São Paulo (USP) nas áreas de matemática, física, biologia e letras.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

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O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação

A publicaçãoapresenta a política educacional brasileira a partir da perspectiva dos atores que vivenciam o dia a dia de uma escola.

Nesse sentido, o livro busca retratar, a partir de experiências de profissionais de 15 escolas, como a incidência política impacta  na vida de crianças, jovens, famílias, educadores, funcionários, técnicos
de secretaria, agentes comunitários, e na vizinhança.

“Começamos a pensar nesta publicação durante o terceiro ano do programa, quando se tornou claro o momento de espalhar a mensagem para toda a sociedade, de estabelecer novas parcerias e aprofundar as estratégias de incidência na política educacional brasileira. Nesse mesmo período, discussões como o novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e iniciativas equivocadas, como a do Escola sem Partido, figuraram no contexto político brasileiro. Portanto, como não mostrar, pela perspectiva de quem vive o dia a dia de uma escola, um posicionamento sobre isso e sobre tantos outros assuntos que afetam a vida de cada um e de todos nós?”, descrevem os organizadores.

Escolas Transformadora

O livro foi organizado e publicado pelo Programa Escolas Transformadoras, uma iniciativa da Ashoka e do Instituto Alana. O programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo.

A iniciativa é uma das redes parceiras do Movimento de Inovação na Educação, que reúne mais de 100 especialistas e iniciativas da Educação que inovam em metodologias e práticas em seus territórios, tanto escolas e quanto organizações educativas. Conheça o Movimento de Inovação na Educação.

Ashoka

Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 e congrega mais de 3 mil empreendedores sociais em 84 países. Busca colaborar na construção de um mundo em que ‘Todos Podem Ser Transformadores’, onde qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que enfrentamos hoje. Conheça mais sobre a Ashoka. 

Alana

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que garantem condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. Saiba mais sobre o Alana. 

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Caminhos para efetivação da gestão democrática nas escolas

Caminhos para efetivação da gestão democrática nas escolas é um estudo de conclusão do curso de pós-graduação
em Infância, educação e desenvolvimento social, do Instituto Singularidades.

A autora é de Raquel Magalhães Coelho sob orientação de Natacha Costa, ambas atuam na Associação Cidade Escola Aprendiz.

O estudo tem como objetivo apresentar, analisar e compreender as práticas desenvolvidas por cinco escolas para a efetivação de uma educação democrática, a partir de cinco eixos: os espaços de diálogo e escuta; a participação efetiva dos alunos; a mediação de conflitos; as deliberações coletivas; e a autonomia na construção do conhecimento.

“Não há aqui a pretensão de estabelecer um caminho ideal para a implementação destas práticas, mas sim inspirar e instigar educadores e escolas a buscarem a sua própria construção, levando-se em consideração o contexto e envolvendo a comunidade escolar na elaboração de uma proposta educacional guiada por um processo de constante ação-reflexão-ação. Não existe uma fórmula pronta e mágica, mas, definitivamente, existem valores que são fundamentais para o desenvolvimento de práticas democráticas na educação”, explica a autora.

5 iniciativas

O estudo apresenta experiências das seguintes escolas:  Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Campos Salles,  Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Amorim LimaEscola PoliteiaColégio Viver. 

Dessa forma, segundo a autora, as entrevistas realizadas durante a elaboração do presente trabalho, os materiais institucionais analisados e as visitas feitas às escolas possibilitaram compreender o funcionamento da gestão democrática , como uma fotografia do que são hoje, junto com um histórico de como chegaram aqui.

“Ficou evidente, durante a elaboração deste material, que não se trata de um funcionamento fixo que se manterá como tal nos próximos anos, principalmente no que diz respeito ao funcionamento dos dispositivos democráticos, que são dinâmicos e em constante reconstrução, mas que há princípios que permeiam estes funcionamentos em busca da coerência com os princípios de uma sociedade que se deseja formar”, afirma.

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Volta ao Mundo em 13 Escolas

O livro Volta ao mundo em 13 escolas nasceu de um sonho compartilhado por um coletivo de pessoas: André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi, e Eduardo Shimahara.

Em busca de histórias inspiradoras com novos olhares para a educação contemporânea, eles visitaram nove países em cinco continentes. Os 13 espaços de aprendizagem visitados representam parte das iniciativas que hoje estão reinventando a educação. Pouco a pouco, elas trazem para o centro das discussões valores como autonomia, cooperação e felicidade.

“Meu primeiro contato com alguns dos autores do Volta ao mundo em 13 escolas foi por meio da pesquisa Sonho Brasileiro, que me chamou atenção pela inovação na metodologia, apresentação e conteúdos produzidos.
(…) Como educadora, encantou-me o fato de jovens profissionais de outras áreas se mobilizarem em torno do tema ‘educação’ com o desejo de descobrir novas formas de organização de escolas, novos conhecimentos e formas de ensinar que estivessem mais consoantes com suas concepções de mundo e com os desafios do século 21”, conta Maria Alice Setúbal, que escreve um prefácio do livro.

Dessa forma, mais do que o registro de iniciativas, o livro é uma plataforma para estimular mudanças práticas na educação. Os capítulos não trazem fórmulas mágicas, mas sim histórias e perguntas para que o leitor se inspire e se questione.

“São várias as possibilidades de leitura do livro, mas em todas elas o leitor embarca em uma viagem pelos cinco continentes, guiado por concepções acerca da educação. Nas falas, atitudes e projetos, é possível perceber as nuances, especificidades e diferenciações entre eles. No entanto, me chamou muito a atenção que algumas
características são comuns a todas as experiências e metodologias relatadas: criatividade, autonomia, curiosidade, empreendedorismo, empoderamento, diversidade dos espaços de aprendizagem, diálogo, convivência, confiança, respeito mútuo e desenvolvimento pessoal”, diz Maria Alice Setúbal.

 

 

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