Associação Casa da Árvore

Associação Casa da Árvore

Praça Getúlio Vargas, s/n - Poços de Caldas (MG) - CEP: 37701-007

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

O que move as pessoas na Associação Casa da Árvore é a possibilidade e os desafios de promover a cidadania a partir da cultura digital. O esforço para que a cultura digital encurte as diferenças sociais ao invés de ampliá-las se materializa no desenvolvimento e realização de projetos socioeducativos em todas as regiões do Brasil.

A iniciativa atua desde 2007 em parceria e cooperação com movimentos sociais, redes públicas de ensino, instituições públicas e privadas. Junto com professores, alunos, educadores socais, pesquisadores, artistas, desenvolvedores e gestores públicos ela busca respostas para problemas sociais ou melhores formas de aproveitamentos das potencialidades da cultura digital.

Seu trabalho foi iniciação com o projeto Telinha de Cinema, primeiro núcleo comunitário de formação e incentivo à produção de vídeo com mídias móveis, em 2007 na periferia de Palmas, Tocantins. Com o objetivo de explorar o celular como instrumento de empoderamento da juventude por meio da produção cultural e a reflexão social através do audiovisual, foram desenvolvidas metodologias de formação para as artes e tecnologia, certificada como tecnologia social e vencedora nacional do Prêmio FBB de Tecnologia Social 2009, do Prêmio EDU.MOV (2007 – Fundação Telemig), além do Certificado Economia Criativa (Ministério da Cultura).

Projetos em rede, realizados ao mesmo tempo em várias regiões brasileiras, garantiram à equipe uma experiência de gestão e implementação com foco em resultados. Entre 2008 e 2012 foram desenvolvidas regularmente projetos letramento digital e de inovação e práticas pedagógicas, sobretudo de letramento e formação de leitores, junto a redes públicas de ensino em Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Palmas (TO).

O projeto Escola Criativa Digital, desenvolvido em parceria com instituições como Fundação Banco do Brasil, Instituto Vivo e Fundação Telefônica, mostrou e compartilhou nossas experiências no desenvolvimento e gestão de práticas inovadoras de formação de leitores com professores formadores, educadores sociais e arte educadores em mais de 12 estados brasileiros, trocando experiências com cerca de 1200 profissionais na área. A iniciativa foi denominada originalmente Telinha na Escola, e certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2010, antes da mudança de nome.

Após as primeiras experiências dialogando e interagindo diretamente com as comunidades escolares, a iniciativa iniciou o trabalho junto às bibliotecas públicas e a formação de leitores. Através do projeto “E se eu fosse o autor?”, patrocinado pelo programa Interação Petrobras comunidade (2013-2014), foi construída a metodologia dos laboratórios criativos de leitura e cultura digital. Neste período colocamos a rede municipal de educação de Senador Canedo_GO no mapa nacional da inovação social, atendendo mais de 700 crianças de mais de 20 escolas públicas. O projeto recebeu também os principais prêmios de inovação em tecnologia social e educação, como o Prêmio Finep de Inovação 2014 (Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio ARede de Inovação em Tecnologias de Educação 2014 (Momento Editorial), Prêmio TelecentrosBR 2014 (Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio Funarte de Redes de Inovação (2013), entre outros.

Nos últimos dois anos, com a abertura da sede da organização em Minas Gerais, foi desenvolvida a tecnologia social BiblioArte LAB, uma aplicação das nossas experiências anteriores de inovação em práticas de leitura colocadas à disposição dos desafio da rede municipal de bibliotecas públicas de Poços de Caldas. Até o presente momento já foram atendidos cerca de 980 jovens leitores em mais de 12 comunidades locais. Os resultados levaram a iniciativa a ingressar como um dos 3 projetos brasileiros no Programa Iberoamerico de Inovação em Biblioteca (Cerlalc-Unesco).

Todas estas experiências da ONG Casa da Árvore com o desenvolvimento de inovação em bibliotecas públicas e escolares vem sendo registradas em forma de artigos e outras publicações científicas, compartilhadas com a comunidade através de importantes eventos nacionais e internacionais, como o Seminário Internacional Biblioteca Viva (São Paulo/2015), VI Simpósio Hipertexto de Educação e Tecnologia (Pernambuco / 2015); Congreso Internacional Lectura 2015: Para leer el XXI (Havana / 2015); IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Infanto Juvenil (Presidente Prudente / 2015) e o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação (Porto Alegre / 2015).

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - vídeos

Vídeos da Associação Casa da árvore

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - tecnologia

Estudantes da Associação Casa da Árvore durante evento sobre evento sobre tecnologia

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - premiação

Estudantes e educadores durante premiação da Associação Casa da Árvore

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - oficina

Atividade de jogos da Associação Casa da árvore

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - gravação

Jovens gravam vídeo durante atividade da Associação Casa da Árvore

Ver imagem

Associação Casa da Árvore - biblioarte

Estudantes mostram resultado de atividade de livroarte.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.