24/04/2020

Francesco Tonucci realiza webinário “Por uma boa escola em tempos de coronavírus”

Amanhã, dia 25 de abril, das 14h às 16h, o pensador e pedagogo Francesco Tonucci realizará o seminário online “Por uma boa escola em tempos de coronavírus“. As inscrições podem ser feitas no site, onde também ocorrerá a transmissão.

Para Tonucci, a situação sem precedentes da epidemia de Covid-19 (novo coronavírus) pode ser uma oportunidade para se imaginar uma mudança radical na escola, levando-a finalmente à uma educação integral que desenvolva personalidade, aptidões, capacidade mental e física em crianças e jovens. Uma escola que se abra, finalmente, para a cidade.

Entre alguns dos temas abordados, o pensador italiano olhará a casa e seus diferentes ambientes como espaços de aprendizado: pensar a cozinha como um espaço laboratorial, os livros na sala como recipientes de segredos e incontáveis histórias, e também a casa como uma escola, os pais como assistentes e a escuta das crianças como ponto de partida.

Quem é Francesco Tonucci

Pensador, pedagogo e desenhista, o italiano Francesco Tonucci é uma das vozes mais ativas e influentes do mundo no que diz respeito à participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

Célebre por ter criado a iniciativa “Cidade das Crianças”, que aposta na transformação das cidades a partir do olhar das crianças que nela habitam, Tonucci defende que as políticas públicas urbanas têm como tarefa garantir o direito ao brincar de meninos e meninas.

“Para todos os estudiosos da infância e do desenvolvimento infantil, a brincadeira é a experiência mais importante na vida de um homem e de uma mulher. Ao longo da vida, todo o cimento sobre o qual se constroem nossa formação e nossa cultura, foi adquirido nos primeiros anos de vida, brincando”, afirma.

 

*Texto publicado originalmente no Portal Aprendiz

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.