Escola Amigos do Verde

Escola Amigos do Verde

Rua Honório Silveira Dias, 1675 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre (RS) - CEP: 90550-150

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Baseada nas teorias de Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, Edgar Morin, Humberto Maturana e Rafael Yus, entre outros/as, a Escola Amigos do Verde tem como principal objetivo desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva, com uma preocupação ecológica aliada à alimentação naturalista.

A gestão considera a escola um organismo vivo, portanto, em constante transformação. O projeto pedagógico, plano de estudos e regimento foram construídos coletivamente e são anualmente revisados em seminários de professores/as, funcionários/as e em reuniões pedagógicas.

O plano de estudos é feito também pelos professores e cada turma de alunos/as tem acesso ao documento integralmente e aos conteúdos referentes ao seu ano (ensino fundamental). Assim, contemplam com esses conteúdos os temas escolhidos com protagonismo dos alunos/as. Os projetos de estudo são escolhidos pelos/as estudantes por consenso, favorecendo o protagonismo e o trabalho em equipe. Os alunos/as também têm a possibilidade de planejar os projetos, a rotina e o tema de casa e de decidir aulas-passeio e culinárias etc.

Os projetos de estudos têm duração de em média 3 semanas. Essa periodicidade proporciona a variação de temáticas estudadas, o protagonismo dos/as alunos/as que se mantém estimulados a aprender a partir dos/as seus interesses, da compreensão e do respeito pelos interesses dos/as demais do grupo.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.