23/09/2020

Inovação educativa: recomendações para as políticas públicas de educação no país

A Fundação Telefônica Vivo, em 20 anos de história no país, escolheu a inovação educativa como forma de imaginar um mundo de novas possibilidades e inspirar novos caminhos para o Brasil a partir da educação, contribuindo para construir um futuro melhor e com mais oportunidades para todos e todas.

Foram criados projetos que têm como base o potencial humano e que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino e aprendizagem, estimular o desenvolvimento social e o exercício da cidadania. Queremos olhar com atenção especial nesta publicação para a pauta prioritária da Fundação, a Educação ressaltando o caminho percorrido pelo Programa Inova Escola — uma iniciativa criada em 2013 que visa fortalecer escolas públicas com modelos educativos inovadores e estimular as crianças e os jovens a serem criativos e capazes de solucionar problemas, tomar decisões e serem cidadãos socialmente participativos.

Nos últimos sete anos, muitos novos conhecimentos foram construídos. Por isso, acreditamos que neste momento a Rede Inova Escola pode refletir e compartilhar não só sobre os aprendizados vivenciados no caminho percorrido e o que descobrimos nele, mas também extrapolar esse debate e conhecimentos de forma mais ampla para a educação do país.

Assim, lançamos o desafio de juntos elaborarmos recomendações às políticas públicas de educação do país para que a inovação educativa seja, de fato, parte de todas as redes de ensino no Brasil.

Sabemos que a tarefa não é fácil, há muitos desafios que ainda precisamos superar. Mas, ao mesmo tempo, há muito conhecimento que as escolas da Rede Inova — com suas experiências, vivências e realidades tão distintas — podem compartilhar para indicar novas estradas a serem trilhadas, com luzes para a superação das barreiras ainda presentes.

E é isso o que propomos nesta publicação. Fomos ouvir especialistas, realizamos webinários com experiências já em curso nesse sentido pelo país, revisitamos relatórios e analisamos as diversas avaliações elaboradas pelos parceiros executores desde o início do programa e nos debruçamos em momentos de encontros de imersão para elaborar o material.

Fazer política pública é responsabilidade de todos e de todas. E a Rede Inova Escola quer fazer parte desta história que busca trazer novas oportunidades de ensino e aprendizagem para nossos estudantes nos quatro cantos do país. Esperamos que este material seja inspirador e, mais do que isso, instigador de novas políticas públicas.

DONWLOAD Fazer download do material