23/09/2020

Inovação educativa: recomendações para as políticas públicas de educação no país

A Fundação Telefônica Vivo, em 20 anos de história no país, escolheu a inovação educativa como forma de imaginar um mundo de novas possibilidades e inspirar novos caminhos para o Brasil a partir da educação, contribuindo para construir um futuro melhor e com mais oportunidades para todos e todas.

Foram criados projetos que têm como base o potencial humano e que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino e aprendizagem, estimular o desenvolvimento social e o exercício da cidadania. Queremos olhar com atenção especial nesta publicação para a pauta prioritária da Fundação, a Educação ressaltando o caminho percorrido pelo Programa Inova Escola — uma iniciativa criada em 2013 que visa fortalecer escolas públicas com modelos educativos inovadores e estimular as crianças e os jovens a serem criativos e capazes de solucionar problemas, tomar decisões e serem cidadãos socialmente participativos.

Nos últimos sete anos, muitos novos conhecimentos foram construídos. Por isso, acreditamos que neste momento a Rede Inova Escola pode refletir e compartilhar não só sobre os aprendizados vivenciados no caminho percorrido e o que descobrimos nele, mas também extrapolar esse debate e conhecimentos de forma mais ampla para a educação do país.

Assim, lançamos o desafio de juntos elaborarmos recomendações às políticas públicas de educação do país para que a inovação educativa seja, de fato, parte de todas as redes de ensino no Brasil.

Sabemos que a tarefa não é fácil, há muitos desafios que ainda precisamos superar. Mas, ao mesmo tempo, há muito conhecimento que as escolas da Rede Inova — com suas experiências, vivências e realidades tão distintas — podem compartilhar para indicar novas estradas a serem trilhadas, com luzes para a superação das barreiras ainda presentes.

E é isso o que propomos nesta publicação. Fomos ouvir especialistas, realizamos webinários com experiências já em curso nesse sentido pelo país, revisitamos relatórios e analisamos as diversas avaliações elaboradas pelos parceiros executores desde o início do programa e nos debruçamos em momentos de encontros de imersão para elaborar o material.

Fazer política pública é responsabilidade de todos e de todas. E a Rede Inova Escola quer fazer parte desta história que busca trazer novas oportunidades de ensino e aprendizagem para nossos estudantes nos quatro cantos do país. Esperamos que este material seja inspirador e, mais do que isso, instigador de novas políticas públicas.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.