Eventos sobre Educação Inovadora

Saiba quais são as palestras, seminários e outras agendas da inovação. Os eventos divulgados nesta página são publicados originalmente na página do Porvir.

Agenda de eventos

23/01/2020

Metodologias ativas na educação: aprendizagem gamificada na alfabetização – SP

O post Metodologias ativas na educação: aprendizagem gamificada na alfabetização – SP apareceu primeiro em PORVIR.

A gamificação na educação, deixou de ser algo do futuro e se mostra hoje como sendo uma necessidade emergente frente aos desafios de aprendizagem no mundo tecnológico e globalizado. Ficar de fora da gamificação como estratégia de aprendizagem é permanecer no passado diante de um aluno e de um mundo dinâmico e interativo. Acreditamos que a aprendizagem e a tecnologia têm muita coisa em comum, pois ambas buscam simplificar o processo e a ajudar as pessoas a aprender de uma maneira desafiadora e lúdica.

Desta forma, a palestra “Metodologias ativas na educação: aprendizagem gamificada na alfabetização” discute a importância de pensar soluções pedagógicas e inovações lúdicas para a aprendizagem das crianças que são cada vez, mais tecnológicas, pois sabemos que os jogos educativos podem contribuir positivamente para a aprendizagem desde os anos iniciais.

Quem são os palestrantes

Valéria Batista. Diretora Pedagógica da Apliqueducação, onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa e por conta de sua experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial. Doutora em Educação:Psicologia da Educação, pela PUCSP e atua na formação de professores no ensino superior e na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Desenvolve projetos nas áreas sociais como no atendimento com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e faz parte da ONG “Presente de Alegria” onde realiza visitas humanitárias em hospitais, sendo a Palhacinha, Dra. Leiturinha.

Joseane Terto. Mestra em Educação pela PUC-SP, pós-graduanda lato sensu em Computação Aplicada à Educação pela USP-São Carlos e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Sólida experiência em multinacional de Educação e instituições públicas de avaliação como Inep, Cespe, Cesgranrio etc. Fundadora da startup Apliqueducação com foco em soluções educacionais na área de alfabetização.

Guilherme Carvalho Vieira Santos. Formou-se tecnólogo em Jogos Digitais pela Fatec, de São Caetano do Sul, onde vocacionou seus interesses por tecnologia, desenvolvimento e ludicidade em paixão pela escola. Hoje, leciona nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, coordenando os laboratórios da unidade que atua como professor. Desenvolvedor de games educativos na startup Apliqueducação. Realiza atividades com o coletivo “Criatua” que abre no espaço escolar locais para o debate e reflexão, temperando o aprendizado com autonomia, liberdade e criatividade.

O post Metodologias ativas na educação: aprendizagem gamificada na alfabetização – SP apareceu primeiro em PORVIR.

Logo Porvir

Agenda Integrada com Porvir