14/02/2019

Série Guerreiros da Floresta, que mostra luta de líderes indígenas na Amazônia, é ferramenta para educadores

guerreiros da floresta - Imagem mostra três líderes indígenas da série Guerreiros da Floresta

Almir Suruí, Ninawa Inu Huni Kuin e Davi Kopenawa Yanomami no cartaz da série

Os episódios da série Guerreiros da Floresta, do Canal Futura, mostram a luta de três líderes indígenas pela preservação da Amazônia e suas culturas: Davi Kopenawa Yanomami, líder do povo Yanomami, que vive na Serra do Demini em Roraima, perto da fronteira com a Venezuela; Almir Suruído povo Paiter Suruí em Rondônia, da Terra Indígena Sete de Setembro; e Ninawa Inu Huni Kuin, líder dos Huni Kuin, que vive na Terra Indígena Katukina/Kaxinawá no Acre.

Um dos principais objetivos é que a série seja uma ferramenta para educadores abordarem a questão indígena, as culturas das diferentes tribos, temas ambientais e sustentabilidade em sala de aula. Após a exibição dos 13 episódios, o canal pretende lançar um guia pedagógico para o uso de Guerreiros da Floresta nas escolas.

Veja o trailer:

Perseguidos por fazendeiros e mineradores, e reconhecidos por órgãos internacionais como ONU e OEA, Davi Kopenawa, Almir Suruí e Ninawa Huni Kuin conduzem toda a narrativa da série, que é uma produção da Santa Rita Filmes em parceria com o Canal Futura.

Defesa dos direitos indígenas

Débora Garcia, Andrea Pilar Marranquiel, Almir Suruí, Ninawa Huni Kuin e Marcelo Braga (Santa Rita Filmes), no lançamento da série

Débora Garcia, Andrea Pilar Marranquiel, Almir Suruí, Ninawa Huni Kuin e Marcelo Braga (Santa Rita Filmes), no lançamento da série

Presentes na pré-estreia, que aconteceu em São Paulo no dia 14 de fevereiro, Almir e Ninawa reforçaram a importância da produção. “Nós, lideranças indígenas, defendemos o Brasil. Queremos que seja um exemplo de país que respeita seu povo. Hoje, a maior arma que podemos ter é o diálogo”, disse Almir. “Vivemos um momento crucial para conscientização humana, para estagnar tudo de ruim que já aconteceu. A série mostra a nossa realidade da aldeia e a importância da defesa de nosso território. Esse momento é de muito orgulho para nós”, completou Ninawa.

Veja mais: Veja iniciativas inovadoras e materiais sobre edução educação indígena

Segundo a roteirista e diretora Andrea Pilar Marranquiel, o trabalho de produção e articulação com as lideranças começou em 2014. “E a cada visita às comunidades, percebíamos a importância de levar esse tema para o mundo. E agora é justamente o melhor momento para isso”, disse. “Agradecemos esses líderes e seus povos que nos permitiram contar essas histórias. É a verdade de um povo perseguido”.

 

Guerreiros da Floresta nas escolas

Débora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura, explica que Guerreiros da Florestá é uma entre 10 séries que o canal deve exibir nos próximos dois anos sobre temas urgentes, que vão desde proteção de nascentes até construção de moradias. “Trabalhamos na perspetiva de não deixar ninguém para trás e não perder o trem da história. Falar desses guerreiros é amplificar essas vozes na garantia de seus direitos, além de ser um convite à empatia. É uma serie para além dos muros da escola”, afirmou.

Além disso, a gerente de conteúdo afirmou que Guerreiros da Floresta deve ganhar uma segunda temporada com foco na educação indígena.

Os documentários ficarão disponíveis na plataforma futuraplay.org.br. Dois episódios já estão liberados.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.