Raiar

Rede de Ações e Interações Artísticas

Rua Marquês de São Vicente, 351 - Bloco 1 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 25.451-041

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Raiar é um associação da sociedade civil responsável pelo projeto Imagens em Movimento, que vem sendo implementado em diversas escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, em parceria com uma rede internacional de organizações voltadas à educação para o cinema.

A iniciativa oferece oficinas de cinema em escolas públicas. Ela trabalha conhecimentos relativos à história do cinema, à semiologia e à estética em dinâmicas de conversa com os alunos, nas quais estes são convidados a colocar em grupo suas impressões e associações pessoais a partir de cada filme. Os imaginários pessoais dos estudantes são assim revelados e compartilhados, dando origem à reflexão sobre os filmes.

O desenvolvimento das aulas e do conteúdo se dá em função de uma dinâmica dialógica que tem os alunos como figuras centrais. O objetivo principal é criar as condições para que os estudantes levem para a sala de aula suas impressões e experiências pessoais de forma que, em um momento seguinte, possam transfigurá-las em obras audiovisuais por meio do processo criativo.

Os professores atuam no estímulo aos alunos e nunca impondo conhecimentos, uma vez que, na arte, não há um conjunto de regras fixas a serem seguidas, mas propostas configuradas de acordo com subjetividades singulares.

Desta forma, a iniciativa busca inaugurar uma nova relação entre professores e alunos, motivada pela partilha de experiências, desconstruindo o paradigma tradicional da transmissão verticalizada de saberes pré-concebidos.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Fotografia

Estudante durante exercício de fotografia. Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.