19/10/2020

Plataforma finlandesa busca embaixadores e experiências inovadoras em educação

*Texto publicado originalmente no site Porvir

A plataforma finlandesa HundrED que mapeia inovações educacionais ao redor do mundo, está com inscrições abertas para dois processos que podem interessar a diferentes atores do ecossistema de inovação e a quem tem contato direto com experiências inovadoras que promovam as chamadas habilidades para o século 21.

O primeiro deles é o programa de embaixadores (Ambassadors, em inglês). Trata-se de uma comunidade de educadores, gestores e famílias de mais de 90 países que ajudam o HundrED a mapear inovações educacionais. Em troca, essas pessoas têm acesso a formações, novos contatos e oportunidades para disseminar programas inovadores. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da HundrED.

Experiências inovadoras na América Latina

A outra chamada em aberto é realizada em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A proposta é identificar iniciativas com foco em habilidades do século 21 na América Latina e no Caribe.

Ao longo de 2021, as duas organizações vão selecionar inovações educacionais tanto dentro do sistema de educação formal quanto fora dele, dentro das seguintes abordagens: habilidades socioemocionais, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem autoguiada por meio de programas de tecnologia, música, cidadania, esportes e empreendedorismo.

A expectativa é que sejam descobertas iniciativas que promovam habilidades de forma transversal, em um processo que permita entender como escolas ou organizações podem implementar essas inovações. Além disso, serão analisadas as condições sociais e econômicas necessárias para implementar diferentes contextos.

Os projetos inscritos vão passar por um processo de avaliação que leva em conta fatores como impacto e escalabilidade. A lista final será selecionada pelo conselho consultivo de 40 integrantes – incluindo professores, líderes educacionais, especialistas, acadêmicos e alunos – com experiência em uma variedade de contextos e perspectivas.

O prazo para inscrição é 30 de outubro de 2020. Para obter mais detalhes e enviar suas sugestões, acesse o link especial do HundrED para esta iniciativa.

O HundrED integra a Coalizão para Desenvolvimento de Habilidades do Século 21 criada pelo BID. O grupo conta com ainda com integrantes como o banco JP Morgan, Google, Fundação Wikimedia, Fundação Gabo, entre outros. Em comum, tais empresas públicas ou privadas se comprometem a unir esforços pela melhoria da educação na América Latina e no Caribe.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.