16/07/2019

TIC Educação: como os professores e alunos usam tecnologia na escola

Divulgada hoje (16), a pesquisa TIC Educação 2018, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), traz dados interessantes sobre como professores e estudantes brasileiros utilizam a Internet e outras TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) dentro do espaço escolar ou com finalidade educativa.

Para tanto, o levantamento ouviu 11.142 estudantes de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. Abaixo, reunimos alguns destaques revelados pela pesquisa sobre o uso de tecnologia na escola:

tecnologia

Uso pelos estudantes

Falta de informação para o uso seguro da internet na rede pública: menos da metade (44%) dos alunos da escola pública receberam orientações dos professores sobre como usar a internet de um jeito seguro. Ainda neste âmbito, 33% dos estudantes dizem que seus professores falaram sobre o que fazer se algo os incomodasse na rede online.

Discrepância entre escolas públicas e particulares: nas instituições privadas, 68% dos alunos dizem ter aprendido com docentes sobre segurança na rede e 59% terem recebido orientações para agir caso algo os incomode.

Autodidatismo: a maior parte dos estudantes (78%) navega sozinha em busca de informações sobre tecnologias. O mesmo percentual se informa por vídeos ou tutoriais disponíveis na internet. Entre os estudantes, 76% dizem também se informar com amigos ou parentes. Um percentual menor, 44%, diz se informar com os professores.

Tecnologia na escola: uso pelos professores

Finalidade da navegação na Internet: Maioria dos professores (76%) utilizam a Internet para desenvolver ou aprimorar seus conhecimentos sobre o uso de tecnologia na escola e nos processos de ensino-aprendizagem.

Autodidatismo: 90% dos professores afirmaram que aprenderam sozinhos a usar as tecnologias. Já 87% deles buscaram orientação dos parentes e familiares e 82% procuraram a ajuda dos pares.

Orientação para os estudantes: mais da metade dos docentes (67%) dizem que estimulam os alunos a debaterem sobre problemas que enfrentam na internet e 61% dizem que promovem debates com os alunos sobre como usar a internet de forma segura. Ainda 38% dos docentes afirmaram que ajudaram algum aluno a enfrentar situações ocorridas na internet, como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento.

Aumento da procura por TICs: a busca por vídeos e tutoriais online sobre o uso das TIC nas práticas pedagógicas cresceu 16 pontos percentuais entre 2015 (59%) e 2018 (75%).

Falta de infraestrutura tecnológica: 51% dos professores de escolas públicas e 44% de particulares tiveram que usar o próprio 3G ou 4G em atividades pedagógicas.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.