Planos de aula gratuitos auxiliam educadores da Educação Infantil

Por Centro de Referências em Educação Integral

Na contramão da noção equivocada de que a Educação Infantil serve apenas para cuidar das crianças enquanto a família trabalha, o Instituto Alana e a Nova Escola lançam planos de aula alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a fim de colaborar com o desenvolvimento integral das crianças.

Produzidos por 40 educadores de todo o Brasil, os 500 planos de aula, voltados para crianças de 0 a 5 anos, foram lançados nesta segunda-feira 11, em São Paulo, no evento “Planejamento na Educação Infantil”. Todas as propostas estão disponíveis online e podem ser consultadas gratuitamente em novaescola.org.br/plano-de-aula.

Para Ana Lucia Vilela, presidente do Instituto Alana, um dos grandes méritos desses planos está no fato de que foram feitos por professores para professores. “O outro desafio era estruturar o planejamento das aulas tendo em mente que não existe uma única maneira de ensinar e de aprender”, diz a gestora.

Assim, nos planos de aula há espaço para contextualização a partir do território e cultura local e, sobretudo, para a participação das crianças na construção do conhecimento.

“Nós tiramos o professor do centro e mudamos a pergunta: não é mais ‘como eu ensino isso para as crianças?’ e sim ‘como essa criança aprende?’”, explica a assessora pedagógica de Nova Escola, Beatriz Ferraz.

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Papel do professor

Para elaborar as propostas de atividade, a equipe escolheu um olhar afirmativo sobre a infância e a docência. “A criança não é somente um ser que vai se desenvolver. Ela já é um ser completo, com história, com direitos, construtora de cultura e de conhecimentos”, diz Beatriz.

Ainda nesta perspectiva, o papel do professor de Educação Infantil se coloca como o de construir um vínculo estável e de confiança com seus alunos para “promover experiências provocadoras, garantindo a aprendizagem por meio de múltiplas linguagens”. Para tanto, o educador deve instigar a investigação e a curiosidade das crianças, trazendo boas perguntas e ações para que os pequenos sigam em busca de conhecimento.

Nova Escola e Instituto Alana no lançamentos dos planos de aula para a educação infantil

Nova Escola e Instituto Alana no lançamentos dos planos de aula para a educação infantil

Estrutura dos planos de aula

Os planos de aula começam com um contexto prévio, com o objetivo de resgatar o que as crianças já sabem. Depois, trazem sugestões de organização dos materiais e dos espaços, por entenderem que estes aspectos também atuam como educadores, conforme definiu o educador Loris Malaguzzi. Há ainda perguntas guias, que ajudam o professor a fazer a articulação entre diversos saberes, e os tempos recomendados para desenvolver as atividades.

Desdobramentos possíveis e formas de engajar a família no processo educativos das crianças completam as propostas que podem ser voltadas para aulas com temas específicos como também aos demais momentos em que a criança está no espaço educativo, como a hora da merenda e do cochilo.

“Temos que olhar para o cotidiano e pensar como partir do interesse das crianças e suas necessidades para garantir a aprendizagem em todos os momentos da rotina, atentos ao fato de que propomos experiências que não começam e terminam em uma atividade única”, explica Beatriz.

Na estrutura dos planos de aula, há também um tópico específico sobre como garantir a participação de todos nas atividades. Raquel Franzim, assessora pedagógica do Instituto Alana, explica que as atividades foram desenvolvidas de forma a reconhecer as diferenças como regra, não como exceção.

“Não tem receita pronta para incluir a todos. E esse tópico fala sobre a inclusão não só de crianças com deficiência, mas sobre todas as barreiras que possam impedir alguma criança de participar”, explica.