12/02/2019

Planos de aula gratuitos auxiliam educadores da Educação Infantil

Em parceria, o Instituto Alana e a Nova Escola disponibilizam planos de aula alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a fim de colaborar com o desenvolvimento integral das crianças.

Produzidos por 40 educadores de todo o Brasil, os 500 planos de aula são voltados para crianças de 0 a 5 anos e gratuitos. Todas as propostas estão disponíveis online.

Para Ana Lucia Vilela, presidente do Instituto Alana, um dos grandes méritos desses planos está no fato de que foram feitos por professores para professores. “O outro desafio era estruturar o planejamento das aulas tendo em mente que não existe uma única maneira de ensinar e de aprender”, diz a gestora.

Nestas perspectiva, os planos de aula dão espaço para contextualização a partir do território e cultura local e, sobretudo, para a participação das crianças na construção do conhecimento.

“Nós tiramos o professor do centro e mudamos a pergunta: não é mais ‘como eu ensino isso para as crianças?’ e sim ‘como essa criança aprende?’”, explica a assessora pedagógica de Nova Escola, Beatriz Ferraz.

Veja também:

Sementes de uma educação que inova e valoriza a cultura

Com projetos de alunos, EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin movimenta cidade do interior de São Paulo

Papel do professor

Para elaborar as propostas de atividade, a equipe escolheu um olhar afirmativo sobre a infância e a docência. “A criança não é somente um ser que vai se desenvolver. Ela já é um ser completo, com história, com direitos, construtora de cultura e de conhecimentos”, diz Beatriz.

Ainda nesta perspectiva, o papel do professor de Educação Infantil se coloca como o de construir um vínculo estável e de confiança com seus alunos para “promover experiências provocadoras, garantindo a aprendizagem por meio de múltiplas linguagens”. Para tanto, o educador deve instigar a investigação e a curiosidade das crianças, trazendo boas perguntas e ações para que os pequenos sigam em busca de conhecimento.

Nova Escola e Instituto Alana no lançamentos dos planos de aula para a educação infantil

Nova Escola e Instituto Alana no lançamentos dos planos de aula para a educação infantil

Estrutura dos planos de aula

Os planos de aula começam com um contexto prévio, com o objetivo de resgatar o que as crianças já sabem. Depois, trazem sugestões de organização dos materiais e dos espaços, por entenderem que estes aspectos também atuam como educadores, conforme definiu o educador Loris Malaguzzi. Há ainda perguntas guias, que ajudam o professor a fazer a articulação entre diversos saberes, e os tempos recomendados para desenvolver as atividades.

Desdobramentos possíveis e formas de engajar a família no processo educativos das crianças completam as propostas que podem ser voltadas para aulas com temas específicos como também aos demais momentos em que a criança está no espaço educativo, como a hora da merenda e do cochilo.

“Temos que olhar para o cotidiano e pensar como partir do interesse das crianças e suas necessidades para garantir a aprendizagem em todos os momentos da rotina, atentos ao fato de que propomos experiências que não começam e terminam em uma atividade única”, explica Beatriz.

Na estrutura dos planos de aula, há também um tópico específico sobre como garantir a participação de todos nas atividades. Raquel Franzim, assessora pedagógica do Instituto Alana, explica que as atividades foram desenvolvidas de forma a reconhecer as diferenças como regra, não como exceção.

“Não tem receita pronta para incluir a todos. E esse tópico fala sobre a inclusão não só de crianças com deficiência, mas sobre todas as barreiras que possam impedir alguma criança de participar”, explica.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.