O protagonismo de 200 educadores da rede de Educação Profissional da Bahia

Entre setembro e dezembro de 2017, o programa Escolas Transformadoras e a Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SUPROT) realizaram uma jornada de educação transformadora com mais de 200 coordenadores pedagógicos do Estado. A experiência resultou no material Educação Transformadora nos Territórios de Identidade da Bahia, que conta o caminho percorrido pelos educadores da rede da Educação Profissional da Bahia.

O capítulo Reflexão, prática e mudança conta sobre a visita do Secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, à uma Escola Transformadora da Espanha, seu interesse pela iniciativa no Brasil e o início da parceria com o programa em terras brasileiras.

No capítulo As Jornadas, o material traz informações de como foram os encontros sobre educação transformadora na Bahia com os 200 coordenadores e vice-coordenadores pedagógicos do Estado. Além dos encontros, o material também menciona as visitas que os profissionais da educação fizeram às Escolas Transformadoras.

Por fim, os capítulos Primeiros frutos e Aprendizados revelam quais foram as sementes que brotaram das Jornadas de Educação Transformadora nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Dentre elas, planos de ação e ideias para superar desafios dos territórios e fortalecimento de uma rede de educação profissional e transformadora.

Veja mais:

Você será redirecionado para a matéria em 10 segundos.

Caso isso não ocorra, por favor, clique aqui.