Escolas Transformadoras

O programa Escolas Transformadoras é uma iniciativa da Ashoka, organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo.

No Brasil, a iniciativa foi lançada em 2015, em uma correalização com o Instituto Alana.

Fruto da crença de que todos podem ser transformadores da sociedade, o programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo. Crianças e jovens aptos a assumir papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais e amparados por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

A Ashoka e o Instituto Alana apoiam e conectam escolas de todo o país que estão criando caminhos rumo a uma educação verdadeiramente transformadora.

Ao reconhecer, promover e engajar Escolas Transformadoras entre si e a comunidades mais amplas, o programa busca contribuir para que as equipes dessas escolas se posicionem como líderes de uma mudança de mentalidade e visão sobre a educação no Brasil e nos auxiliem a influenciar e provocar um novo marco de referência para a educação e a vida das pessoas em sociedade.