23/10/2019

Curso online com professores da Escola da Ponte, de Portugal, abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o curso online “Fazer a Ponte”, que aborda a metodologia e práticas pedagógicas da Escola da Ponte, em Portugal, referência em educação inovadora em todo o mundo ao propiciar atenção a aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia, da motivação e da avaliação dos alunos.

Voltado para educadores, a formação ocorrerá de 18/11 a 13/12/2019 e será ministrada pelos próprios professores da Escola da Ponte, além de contar com a participação de alunos, ex-alunos e pais.

Espera-se que os participantes saiam do curso não apenas com mais informações sobre a escola, mas principalmente que apliquem no seu cotidiano ideias, estratégias e procedimentos inspirados nesta outra forma de fazer educação.

Sobre a Escola da Ponte

A Escola da Ponte tornou-se famosa no Brasil a partir da publicação de uma série de artigos e, posteriormente, do livro de Rubem Alves, “A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir”.

A instituição desperta curiosidade, espanto e esperança por conta de sua maneira peculiar de organizar o espaço e o cotidiano escolar e da excelência dos resultados que vem produzindo na vida de seus alunos nos últimos 40 anos.

Programa

– Ambientação Online
– Escola da Ponte: uma visão geral
– Autonomia
– Motivação
– Disciplina
– Avaliação

Dinâmica do Curso

A primeira semana do curso é voltada para a ambientação. Após esse período, duas semanas são dedicadas para que os participantes interajam com professores e também com a direção, alunos, ex-alunos e pais de alunos da Escola da Ponte por meio de uma dinâmica de “entrevista coletiva”. Nela, podem perguntar aos “entrevistados” e obter respostas a suas perguntas. Na semana final, ocorre uma dinâmica de consolidação e de avaliação da aprendizagem dos participantes.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.