Instituto SuperAÇÃO

Instituto SuperAÇÃO

Avenida Fernando Costa, 657 - Centro - Itanhandu - MG

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Fundado em 2010, O Instituto SuperAÇÃO é uma organização não governamental que busca o fortalecimento das redes com ênfase no empoderamento da juventude. 

Nela, há o “Espaço Verde”, sítio da Instituição usado como laboratório de metodologias ativas para promover motivação e protagonismo, experimentando novos formatos organizacionais. Nele, o quinto ano de duas escolas da rede municipal estudam ciências e geografia de maneira inovadora visando, no médio prazo, a construção de projetos autônomos de estudo.

Neste local promovemos também ciclos de estudos com educadores da microrregião para uma reflexão conjunta sobre a inovação na educação.

A metodologia usa roteiros de estudo transdisciplinares, envolvendo além dos registros disciplinares, a arte, a música, atividades práticas, de observação, reflexivas e de meditação.

A partir da construção de uma linha do tempo da Terra os estudantes são estimulados a se encantar pelos fenômenos da natureza escolhendo os temas de seu estudo. São organizadas mesas temáticas para trabalho de grupo, em duplas ou individual.

A matriz curricular de geografia ganha um caráter especial ao ser trabalhada em conjunto pelos estudantes de uma escola urbana e uma escola em área rural. Os estudantes trabalham juntos, com a participação dos seus professores e em variados formatos organizacionais.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Atividade no espaço verde

Estudantes desenvolvem atividades no sítio da instituição. Foto: divulgação.

Ver imagem

Arte

Estudante durante uma das atividades promovidas pelo instituto. Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.