Pequizeiro

Jardim Pequizeiro

Rua 24, Chácara 26 - Condomínio Residencial Mansões Itaipu - Setor Habitacional Jardim Botânico - Brasília - DF - CEP 71680-373

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

O Jardim Pequizeiro iniciou suas atividades em setembro de 2014, a partir da vontade coletiva de famílias e educadoras em criar uma escola onde as crianças pudessem aprender vivendo, no qual o corpo, a arte e o espírito fossem contemplados tanto quanto a razão e que permitisse com que elas pudessem aprender a reconhecer os ciclos da natureza e a compreender o tempo das coisas.

A iniciativa busca a construção de uma escola que esteja inserida em uma comunidade unida e amorosa, no qual cada pessoa se perceba em constante formação. Os fundadores desejavam uma escola em que o conhecimento não ficasse restrito ao funcionamento do mundo, mas que, sobretudo, as crianças pudessem conhecer e se apropriar das ferramentas para transformá-lo.

Fundamentada na pedagogia Waldorf, o Pequizeiro incorpora valores, princípios e práticas baseados na Antroposofia, na Permacultura, na Economia Solidária e no consumo consciente. As decisões são construídas e tomadas de forma participativa e seguem os princípios da Sociocracia na tomada de decisões.

Por isso, é adotado um processo de auto-gestão com envolvimento de toda a comunidade no processo de tomada de decisões, com trabalho em comissões e grupos de trabalho compostos por famílias, mantenedora e corpo docente de forma integrada.

Promove-se ainda o protagonismo das crianças na aprendizagem, dispondo de espaço físico que estimula a autonomia e a superação de desafios motores e anímicos que são essenciais para a constituição cognitiva e psicossocial das crianças nessa faixa etária.

Os brinquedos e materiais são típicos da pedagogia Waldorf, feitos com materiais naturais que estimulam o desenvolvimento dos sentidos, a relação íntima com elementos orgânicos e a capacidade de fantasia e criatividade. O ambiente externo é composto por jardins agroflorestais, nos quais espécies ornamentais e alimentícias são plantadas em consórcio, oferecendo referências de uma ação humana de cuidado e manejo com a terra pautada na biodiversidade e na cooperação entre as espécies.

Também são desenvolvidas práticas baseadas na Permacultura para gestão da energia, dos recursos naturais, dos resíduos, com base em projeto de uso integrado da área.

Promove-se atividades, cursos e projetos culturais e socioambientais em temas como Antroposofia, artes, desenvolvimento humano integral, educação ambiental, alimentação natural e consciente, saúde integral, dentre outros. Além disso,  há uma rede de produção, troca e consumo de produtos e serviços sustentáveis com base nos princípios da Economia Solidária. 

Na iniciativa, há uma política de bolsas sociais que permite progressivamente a inclusão social.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Sede

Sede da iniciativa. Foto: divulgação.

Ver imagem

Hora de descascar

Estudante durante atividade na iniciativa. Foto: divulgação.

Ver imagem

Gastronomia

Crianças preparam algo para comer durante atividade de gastronomia. Foto: divulgação.

Ver imagem

Descobrimento

Crianças analisam a fauna durante atividade. Foto: divulgação.

Ver imagem

Abraço

Crianças durante atividade. Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.