Instituto Toca

Instituto Fazenda da Toca

Rodovia Washington Luiz, Km 204 - Zona Rural - Itirapina - SP

Ver Google Maps

E-mail: visitas@institutotoca.org.br

A Associação Instituto Toca trabalha com a Educação Infanti  e os anos iniciais do Ensino Fundamental.  Com espaço estruturado por meio de um design permacultural, ela trabalha com turma multisseriada.

Os alunos vivem em contato com a natureza, brincando e participando de atividades que permitem o desenvolvimento de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.

O currículo escolar considera as dimensões de formação pessoal e social; trabalho com os quatro corpos; o exercício do brincar como linguagem própria da infância e tem a culinária como o coração do currículo.

Para cada dimensão há um conjunto de conteúdos em que se espera que, ao longo da educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a criança possa realizá-los com auxílio do adulto e, progressivamente, realize-os com plena autonomia.

 

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver vídeo

Vivência com a Natureza

Ver vídeo

O brincar

Ver vídeo

Festa Junina

Ver vídeo

Plantio e Colheita

Ver vídeo

Festa Junina

Ver vídeo

Plantio e Colheita

Ver vídeo

Festa Junina

Ver vídeo

Instituto Toca

Festa de encerramento do ano com apresentação da contadora de historias Kiara Terra. Escola Toca do Futuro. Instituto Toca. Fazenda da Toca. Itirapina. SP. Brasil. 03/12/2016. Foto: divulgação.

Varal de conteúdo

Ícone do documento

O movimento brasileiro de renovação educacional no início do século XXI

“O movimento brasileiro de renovação educacional no início do século XXI” é uma tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo por Tathyana Gouvêa da Silva Barrera. A orientação foi da professora doutora Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno.

Nesse sentido, 0 intuito do estudo foi identificar e analisar a rede das organizações brasileiras que realizam ou promovem mudanças no atual modelo da escola.

“Neste trabalho busco compreender as alterações na estrutura escolar que vêm sendo propostas por algumas instituições educacionais e promovidas por diversas iniciativas. Assim, a partir dos dados, procurei identificar se essas ações configuram um movimento educacional, assim como os possíveis desdobramentos diante de tal constatação”, descreve a autora.

 

 

DONWLOAD Download material da biblioteca