Escola Vila

Escola Vila - Vicência Infantil Lazer e Aprendizagem

Rua Dom Sebastião Leme, 819 - Bairro: Fátima - Fortaleza (CE) - CEP: 60050-160

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Desde 1981, quando foi fundada, a Escola Vila trabalha sob uma abordagem transdisciplinar, de aprendizagem significativa, contextualizada, que promove o desenvolvimento de habilidades de convivência e atuação socioambiental.

A Escola Vila organizou seu currículo nuclear em uma teia de saberes, que parte de um ponto comum: a ideia de que todos somos responsáveis pela realidade que construímos. Com base nesta ideia, cada turma elege uma problemática socioambiental para desenvolver um projeto de mitigação ou solução desse problema.

O espaço escolar estrutura-se em espaços ou cenários de aprendizagem como laboratórios vivenciais e ateliês. As aulas, portanto, ocorrem nesses cenários de aprendizagem onde conteúdos de diferentes disciplinas são trabalhados em atividades práticas e significativas.

A prática pedagógica da Escola Vila também privilegia o trabalho em grupos. Nas turmas de ensino fundamental, cada grupo possui uma responsabilidade na gestão da sala. Esses grupos realizam um rodízio dessas responsabilidades a cada semana, procurando criar uma rotina de autorregulação na turma como um todo. Na educação infantil, cada aluno tem sua responsabilidade, iniciando a construção de habilidades responsivas. As responsabilidades são dispostas em um quadro com símbolos das diferentes responsabilidades, que são trocadas a cada semana.

Da mesma forma, os professores, a direção e a equipe psicopedagógica distribuem seus papéis de regulação e cooperação durante a execução dos projetos.

Todo o trabalho da Escola Vila culminou na sistematização da Pedagogia Ecossistêmica que fundamenta-se em valores complexos e interligados, na interrelação dos saberes, sujeitos e a realidade. A Pedagogia Ecossistêmica da Escola Vila hoje conta com escolas parceiras, públicas e privadas, promovendo seus cinco valores ecossistêmicos: Convivência na diversidade; Autoria e protagonismo; Atuação Socioambiental; Implicação e contextualização; Criatividade com criticidade.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.