Escola Sesi Eraldo Giacobbe

Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe

Av. Bento Gonçalves, 4823 - Fragata - Pelotas - RS

Ver Google Maps

E-mail: Sonia.bier@sesirs.org.br

Inspirada nos direitos à aprendizagem, possui proposta educacional focada em desenvolvimento de competências, voltada para o mundo do trabalho e para a excelência.

As Escolas SESI apresentam, como alguns de seus princípios, a contextualização e a interdisciplinaridade, o que pressupõe que o aluno possa, ao longo dos três anos do ensino médio, descobrir, criar e inovar.

A carga horária das Escolas se organiza em turno estendido, possibilitando que os alunos desenvolvam projetos relacionados a temas da atualidade, à tecnologia, à ciência e à arte. Os espaços e os tempos das Escolas reconhecem e respeitam as culturas juvenis; assim, para contemplar ou se aproximar dos projetos de vida dos jovens, a Escola elege (numa participação conjunta entre equipe diretiva e alunos), dentre os professores das áreas de conhecimento, aqueles a que se nomeia professores articuladores, os quais acompanham os alunos na construção de seus projetos de vida, de estudo e de trabalho.

As Escolas SESI propiciam também grande aproximação com as famílias, por meio, por exemplo, de frequentes e ativas reuniões de pais.

Suas atividades pedagógicas são organizadas para que todos os alunos têm condições sempre de aprender mais.

Assim, além do planejamento de atividades a partir de situações-problema, solucionadas em equipe, além da proposição de projetos, há momentos específicos para o que se nomeia de estudos de reconstrução. Neles, a partir do processo de avaliação contínua, são propostas atividades variadas, diferentes das apresentadas até o momento, considerando os vários níveis de aprendizagem dos alunos.

Para alunos com muitas dificuldades num conjunto de descritores, são propostas atividades de reconstrução; outros necessitam de atividades que reforcem o que já estão aprendendo; outros, ainda, embora estejam apresentando desempenho adequado, são instigados a realizar atividades de apoio e para aqueles que estão apresentando bom desempenho lhes são propostos desafios, a fim de que sintam motivados a querer aprender cada vez mais. Ressalta-se que estes momentos de reconstrução não coincidem com os critérios de avaliação formal, isto é, não são considerados momentos de recuperação.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Depoimentos

Espaço reservado para conteúdo produzido pelos educadores das escolas e organizações.

“A escola faz uma interface e dialoga com as culturas juvenis. Tudo isso faz com que os jovens tenham um sentimento de pertencimento da escola, faz com que ele sinta que a escola é dele e feita para ele. Isso faz com que isso contribua muito para a sua aprendizagem"

Danielle Rockenback, coordenadora da área de Gestão de Aprendizagem da instituição.

Mover depoimentos para esquerda
Mover depoimentos para direita