escola ode kayode

Escola Pluricultural Odé Kayodê

Escola Pluricultural Odé Kayodê

Rua Padre Felipe Leddet | 26 | Centro | Goiás | 76600-000

Ver Google Maps

Inaugurada em 2004, a Escola Pluricultural Odé Kayodê é resultado de um encontro de muitas pessoas que já vinham transformando vidas e realidades por meio do Espaço Cultural Vila Esperança.

A Vila Esperança dispunha de uma área de teatro e uma arena de circo, sendo uma referência para a comunidade e para a difusão de culturas, especialmente, dos povos originários e invisibilizados do país – os indígenas, africanos e afro-brasileiros.

Atualmente, a escola atende estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental I a partir da concepção de que a aprendizagem não se dá fora de um contexto real da sociedade.

Assim, busca educar não para que os indivíduos se adaptem à realidade, mas para que nela atuem politicamente, provocando grandes transformações sociais. O conhecimento, para a escola, não é algo dado, tampouco transmitido, mas sim uma busca, uma constante construção.

Na língua iorubá, “Odé” significa caçador – não caçador de animais, mas caçador de si mesmo – e “kayodê”, alegria. A escola apresenta-se, então, como uma “caçadora de alegria”, pressuposto filosófico que sustenta sua prática pedagógica.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.