Escola Municipal Professora Acliméa de O. Nascimento

Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento

Rua São Pedro, | 81 | São Pedro | Teresópolis | 25956-280

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Fundada em 2008 e localizada na cidade de Teresópolis/RJ, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento é a primeira unidade pública de tempo integral do município, atendendo aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com uma proposta inovadora, a escola tem como base de trabalho uma metodologia diferenciada, baseada numa prática dialógica e discursiva, tendo o aluno como centro do processo de aprendizagem, considerando seus interesses, suas curiosidades e descobertas.

A proposta pedagógica da escola, que tem como base os Projetos de Trabalho, fundamentados por Fernando Hernández, priorizam uma aprendizagem ativa e significativa, promovendo uma formação reflexiva, crítica e autônoma do aluno.

O fato de o currículo ser aberto exige criatividade, curiosidade e pesquisa por parte dos alunos e professores e comunidade, potencializando a escola como um território de aprendizagem para todos. Ao iniciar o período, os alunos são estimulados a apresentar suas curiosidades para, junto com os professores, definirem o tema de pesquisa. O professor atua como mediador.

O currículo contempla as diversas áreas de conhecimento e é articulado aos projetos. Os projetos de trabalho de cada turma sugerem um projeto maior, articulador de toda a escola, de modo a facilitar o planejamento e os pontos de intervenção dos professores e das oficinas.

Os professores reúnem-se diariamente para planejar, estudar, discutir e avaliar as ações da escola. O projeto político pedagógico é revisado periodicamente, envolvendo a comunidade e os colegiados. O Conselho Escolar reúne-se regularmente.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.