Escola Abadá-Capoeira

Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira

km 14 da rodovia RJ 116 - Bairro: Papucaia - Cachoreiras de Macacu (RJ)

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Fundada em 1988, a Escola Abadá-Capoeira tem como objetivos difundir, preservar e valorizar a cultura brasileira por meio da capoeira e da formação de crianças, jovens e adultos e da qualificação profissional de professores de capoeira.

Sediada no Rio de Janeiro e com filiais espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, a iniciativa tem representação efetiva em todos os estados brasileiros e em mais de 60 países, que em sua totalidade reúne aproximadamente 70 mil alunos. A organização é dirigida por José Tadeu Carneiro Cardoso, conhecido como mestre Camisa, natural de Jacobina, sertão da Bahia, Doutor Hononis Causa pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) e um dos mais renomados Mestres de Capoeira da atualidade.

A gestão da Escola Abadá-Capoeira se dá por meio do conselho, coordenado pelo presidente da entidade e integrado pelos Mestres e Mestrandos da Escola. Também são realizadas reuniões e rodas de conversa com os professores e eventos de cunho formativo e avaliativo, com o objetivo de capacitar os membros e repensar os rumos da instituição.

Tendo em vista que a capoeira engloba várias artes em um só, o currículo da Escola engloba jogo, luta, defesa pessoal, dança, brincadeira, esporte, cultura popular, terapia, música, poesia, teatro, artesanato, entre outros.

A sala de aula é a roda de capoeira, que pode ser realizada em qualquer ambiente: num salão, num campo de futebol, numa praça, embaixo de uma árvore. Mas sempre se localiza num ponto estratégico, para que se possa ver quem chega e quem sai, o que facilita a melhor organização do ambiente educativo.

O aluno é incentivado a todo momento a desenvolver projetos de seu interesse que impactem na comunidade e contribuam para sua futura formação profissional: confecção de instrumentos, composição de músicas, produção de livros, desenvolvimento de apresentações artísticas, entre outros.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.