CPCD

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento

Rua Paraisópolis , 80 - Bairro: Santa Tereza - Belo Horizonte (MG) - CEP: 31010-475

Ver Google Maps

E-mail: cpcd@cpcd.org.br

Usa a Pedagogia da Roda, que privilegia o diálogo e a não exclusão. A matéria-prima de todo o processo de aprendizagem da iniciativa são as pessoas, seus saberes, fazeres e quereres, pois educação é algo que só acontece no plural.

Cada um é sujeito da aprendizagem com suas diferenças e experiências de vida, contribuindo com sua formação e a dos demais componentes da roda, em um espaço horizontal e igualitário.

Também utiliza as Pedagogias do Brinquedo e do Sabão, que mostra que é possível aprender brincando e isso traz em si toda a riqueza de possibilidades de relacionamento e companheirismo, socialização e troca de experiências, conhecimento do outro e respeito às diferenças, desejos e visões de mundo.

Já a do Sabão resulta do “aprender fazendo”, recuperando práticas tradicionais e incorporando novos valores e busca a auto sustentabilidade, o desenvolvimento integral e a formação solidária das pessoas envolvidas. Utiliza os saberes e fazeres culturais dos participantes como matéria-prima de ações pedagógicas, trabalhando com soluções e alternativas que integram satisfação econômica, valores humanos e culturais, compromisso ambiental e empoderamento comunitário. A lógica da Pedagogia do Sabão é a da apropriação e adaptação de tecnologias de baixo custo ou de custo zero, que podem ser replicadas em qualquer comunidade.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver vídeo

Leitura

Crianças com livros. Foto: divulgação.

Ver vídeo

Informática

Estudantes durante aula de informática. Foto: divulgação.

Ver vídeo

História

Momento de contação de história com fantoche. Foto: divulgação.