Colégio Elvira Brandão

Instituto Aida Brandão Caiuby

Rua Luiz Seráphico Júnior, 158 - Bairro: Jardim Caravelas - São Paulo (SP) - CEP: 04729-080

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Acreditando na construção do aprendizado de maneira colaborativa e afetuosa, o Colégio Elvira Brandão promove o protagonismo do estudante e a troca de experiências. Também estimula seus estudantes a produzirem conhecimento e a manifestarem suas opiniões, sendo participativos dentro e fora da sala de aula, o que os torna ativos no contexto escolar e cidadãos atuantes na comunidade.

Missão

Promover uma experiência educacional legítima e autoral, compartilhando saberes e afetos, constituindo um ser humano aprendente e transformador, capaz de atuar como cidadão global.

Visão

Ser referência em gestão educacional capaz de inspirar e multiplicar práticas em diferentes setores.

Valores

>> Comprometimento

>> Empatia

>> Respeito

>> Cooperação

>> Justiça

>> Competência

 

Pilares

A proposta pedagógica da iniciativa é composta por três pilares que se conectam de forma interdisciplinar: Metodologias Ativas, Metodologia de Projetos e Cultura Maker. São eixos importantes das engrenagens que não param de rodar para construir a melhor escola para e com os estudantes.

Para isso, trabalhamos com uma proposta sociointeracionista, em que a experiência interpessoal dentro e fora da escola vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural e dá condições fundamentais para o crescimento das crianças e dos adolescentes.

 

Metodologia de Projetos

Projetos colaborativos

A Metodologia de Projetos integra as diferentes áreas do conhecimento em projetos desenvolvidos de forma colaborativa entre os nossos estudantes e educadores para a construção do aprendizado. Tudo isso aliado ao uso de tecnologias digitais.

Atividades interdisciplinares

Os projetos trabalhados no Elvira fazem parte da grade curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A equipe de educadores do Elvira desenvolve um tema central do cotidiano e elabora atividades interdisciplinares e contextualizadas, com a finalidade de priorizar a experiência e de motivar a participação dos nossos estudantes.

Ampliação da visão de mundo

A iniciativa acredita que o uso de Metodologia de Projetos desperta o interesse dos estudantes pela pesquisa e pela investigação e os torna capazes de articular pontos de vista críticos sobre a sociedade e o mundo.

Cultura Maker

Um dos espaços nos quais acontecem essas vivências é o L@b Criativo, o espaço maker do Elvira. Nele, há bancadas com diversas ferramentas, como chave de fenda e serrote, impressora 3D, máquinas para ensino de programação, entre outros equipamentos.

Esse é um ambiente que respira criação e invenção, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecerem diversas ferramentas, manipulá-las e utilizá-las para criarem seus próprios projetos.

A possibilidade da experimentação, da escolha de caminhos e a compreensão dos erros como parte de um processo criativo são algumas das marcas da experiência dos estudantes no L@b Criativo.

Metodologias Ativas

Na prática, a teoria faz muito mais sentido. Por isso, as aulas expositivas dão lugar às novas tecnologias e ao protagonismo dos estudantes com o uso de Metodologias Ativas, incorporadas ao projeto pedagógico do Elvira.

Nesse novo modelo de ensino, o estudante participa ativamente do processo de construção do conhecimento.

As atividades desafiam os estudantes com novas propostas de apresentação dos conteúdos e de resolução dos problemas abordados. Todo esse processo é mediado pela equipe de educadores do Elvira.

Atmosferas: mais do que aulas, conceitos que permeiam o nosso dia a dia

Afinal, o que são as nossas atmosferas?

Imagine uma atividade ao ar livre em que os estudantes ensaiam uma peça de teatro para a disciplina de Ciências. Para aprofundar a temática e registrar esse momento, a educadora de espaço usa os recursos do nosso espaço maker, o L@b Criativo. Os grupos ainda compõem uma música em inglês e cantam ao som de instrumentos tocados por nossa Colmeia. São experiências que acontecem durante todo o ano em diferentes formatos e de maneira interdisciplinar.

Na escola, se trabalha com três atmosferas: digital, artística e bilíngue. Vamos apresentá-lo a cada uma delas:

Bilíngue

O aprendizado da língua inglesa está inserido em na grade curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A imersão no idioma ocorre de forma gradativa, respeitando os diferenciais de cada série, e em situações reais, de forma natural.

A nossa equipe de educadores especializada promove uma abordagem lúdica, que abrange artes, expressão corporal, tecnologias, culinárias, brincadeiras e contação de histórias.

O Elvira Plus é o integral do colégio e bilíngue em sua essência. Nele, todas as atividades são conduzidas em inglês.

Artística

Música, arte e cultura são essenciais para o Elvira e estão presentes em todos os momentos com a Colmeia, responsável por propagar essa atmosfera em conjunto com os nossos professores nas aulas, nos projetos, nas oficinas e nas saídas pedagógicas. Dessa forma, valorizamos as vivências artísticas dos nossos estudantes.

O colégio oferece oficinas de artes plásticas, RPG, coral e aulas de violão e teclado, street dance e ballet. Essas oficinas acontecem de acordo com o interesse dos estudantes e as propostas dos educadores de espaço. Temos um ateliê de artes que possibilita a experimentação e o desenvolvimento da criatividade dos nossos estudantes.

Digital

A tecnologia está inserida na rotina escolar do Elvira. O uso das ferramentas digitais, além de facilitar a conexão entre os estudantes e professores, permite a expansão do conhecimento e o acesso a novas formas de aprendizagem.

A partir do 4º ano do Fundamental I, os nossos estudantes recebem um e-mail Google e utilizam as ferramentas do Google Education no dia a dia. Disponibilizamos tablets, notebooks e estação de trabalho Google em diferentes ambientes do colégio.

O Elvira possui o L@b Criativo, com ferramentas de fabricação digital, mecânica, marcenaria e eletrônica para ajudar no processo criativo e de invenção dos nossos estudantes em projetos e oficinas de diferentes disciplinas. Os estudantes do Fundamental I ao Ensino Médio estão envolvidos em projetos de programação em Arduino, Scratch e Makey Makey.

Colméia Artística, colaborativa e por toda parte

O Elvira possui uma equipe composta por especialistas de diferentes áreas (como música, arte, pedagogia, psicologia, nutrição, entre outras), que, juntos, formam a Colmeia.

O grupo é responsável por promover a atmosfera artística no colégio, atuando no planejamento e na mediação de projetos interdisciplinares de arte e música das nossas turmas, inclusive no contraturno, contribuindo com o seu olhar diferenciado, acolhedor e afetuoso.

Disseminar a cultura e o conhecimento

As atividades são elaboradas com os professores e acontecem semanalmente. Elas têm como objetivo disseminar a cultura e o conhecimento entre os estudantes.

Práticas mais humanas

A ideia de criar a Colmeia surgiu do desejo de ressignificar o papel do inspetor dentro do colégio em busca de práticas mais humanas no ambiente educacional.

Formação Docente: a melhor escola é aquela que tem a melhor equipe

A capacitação dos educadores e o aprimoramento de suas práticas pedagógicas são realizados por meio das “Célula de Aprofundamento”. Todo conteúdo trabalhado é composto por nossos pilares e dividido em três células: Metodologias Ativas, Metodologia de Projetos e Cultura Maker.

O conceito de células em que acreditamos difere do de um grupo de estudo, que é centrado em si mesmo e fechado em suas produções. Ao contrário disso, a “Célula de Aprofundamento” traz em si a essência da multiplicação.

As células reúnem-se uma vez por semana para estudo e aprofundamento de suas temáticas. Todos os professores do Elvira integram pelo menos uma das três células, pois sabem que essa troca de conhecimento se propaga pelo colégio e entre os demais professores, impactando positivamente o processo de aprendizagem dos nossos estudantes.

O Elvira ainda complementa a formação dos nossos docentes por meio de cursos realizados com empresas parceiras que acreditam em nossa proposta pedagógica.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Feirinha

Foto: divulgação.

Ver imagem

EBWorld

Foto: divulgação.

Ver imagem

Educação Infantil

Foto: divulgação.

Ver imagem

Cultura Maker

Foto: divulgação.

Ver imagem

Cultura Maker

Foto: divulgação.

Ver imagem

Projeto - Ensino Fundamental II

Foto: divulgação.

Ver imagem

Pintura

Foto: divulgação.

Ver imagem

Projeto - Ensino Fundamental I

Foto: divulgação.

Ver imagem

Espaço do colégio

Foto: divulgação.

Ver imagem

Troca de experiências

Foto: divulgação.

Ver imagem

Identidade Literaria

Foto: divulgação.

Ver imagem

Formação de professores

Foto: divulgação.

Ver imagem

Movimentação

Foto: divulgação.

Ver imagem

Identidade Literaria

Foto: divulgação.

Ver imagem

Identidade Literaria

Foto: divulgação.

Ver imagem

Atividade

Foto: divulgação.

Ver imagem

Aula

Foto: divulgação.

Ver imagem

Atividade digital

Foto: divulgação.

Ver imagem

Reunião

Foto: divulgação.

Ver imagem

Linhas norteadoras

Foto: divulgação.

Ver imagem

Educação Infantil

Foto: divulgação.

Ver imagem

Projeto

Foto: divulgação.

Ver imagem

Ver imagem

Ensino Hibrido

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.