Cemap – Casa de D. Dorica

Centro Educacional Maria Alice do Prado - Casa de D. Dorica

Rua Cornélio Fonseca, 335 - Bairro: Cornélio Fonseca - CEP: 35488-000 - Itaguara (MG)

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Respeitar o tempo de aprendizado e as descobertas de cada criança é prioridade para a Cemap – Casa de D. Dorica. Cada estudante é visto na sua singularidade. As crianças interagem, no momento de uma contação de história, narram suas experiências, criam outras histórias e avaliam o que ouviram, respeitosamente. Escolhem os livros que querem ler e os lêem para os colegas. Propõem variar um cardápio de alimentação, falam sobre o que não concordam, sugerem mudanças.

A iniciativa está localizada emum terreno íngreme, sem muros ou grades que separam o prédio da rua, portas e portões ficam abertos, criando-se um clima de liberdade responsável. Poucos móveis nos ambientes, o que favorece a mobilidade dos estudantes.

A maioria das atividades são realizadas em rodas de conversas. A gestão se pauta na escuta dos diversos atores que compõem o cenário educacional e se mantém em constante diálogo. As decisões perpassam todos os segmentos, estudantes, educadores, família, gestores, comunidade, num processo de corresponsabilização.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.