Escola De Maylasky

Escola Estadual Distrito de Maylasky

Rua Leôncio de Toledo, 1065 - Bairro: Vinhas do Sol - São Roque (SP) - CEP: 18143-600

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Fundada em 2014, a Escola De Maylasky reformulou seu Conselho de Escola e APM para trazer a comunidade para dentro da escola para criar uma verdadeira comunidade escolar. Nesse ano também tivemos o ingresso do primeiro diretor efetivo da unidade escolar, trazendo mais segurança, longevidade e coesão aos projetos da escola.

Em 2015, o conteúdo de algumas disciplinas de geografia, história, português, biologia e matemática foi alterado. Os estudantes consultavam o currículo de cada uma das cinco disciplinas participantes do projeto e transcreveram-no em cartolinas; coladas nos corredores da escola. Pela primeira vez educadores e educandos, juntos, tiveram noção da integridade do currículo para o ensino médio e as diversas afinidades existentes entre as disciplinas.

Os estudantes ficavam propuseram temas de estudo e, a partir disso, se formavam grupos de interesses (intelectual, afetivos etc.). Munidos do tema, os alunos iam até a área do currículo, fora da sala de aula, e o liam para verificar qual tópico curricular se relacionava mais com o seu tema. Anotavam no caderno este tópico e apresentavam ao professor para verificar quais correlações existiam. Com um tópico curricular de cada disciplina participante, orientado por seu tema, o estudante tinha que seguir um roteiro prévio de estudo, a fim de melhor desvendar o objeto proposto.

A partIr dessa experiência, no início de cada bimestre, os estudantes fazem assembleias para decidir se continuam ou não com essa metodologia, que sempre tem sido escolhida.

Após quatro anos desta implementação, a escola busca promover a interdisciplinaridade, combatida pelo Sistema de Ensino Estadual paulista que veladamente forçava alguns docentes ao uso do material didático oficial. Para tanto, o Conselho de Escola aprovou para este ano a criação de mais de 10 projetos, todos interdisciplinares, com o intuito de reorganizar os encontros pedagógicos.

Também foi criado um grupo de trabalho, com outras escolas públicas, para estudar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Outra característica da iniciativa é a parceria – é o Pontilhão, dentro do Distrito de Maylasky, com todas as instituições públicas. Estamos falando da creche, da escola de ensino fundamental, do Posto de Saúde, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Maylasky), da Estação Maylasky, do IFSP de São Roque e dos comerciantes e empresários do bairro em torno de atividades conjuntas na construção de um território educativo.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Banca Literária

Foto: divulgação.

Ver imagem

Momento de leitura

Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.