Manuel Bandeira - Movimento de Inovação na Educação

EPG Manuel Bandeira

Escola de Primeiro Grau Manuel Bandeira

Rua Jutaí, 459 - Bairro: Cidade Parque Alvorada - Guarulhos (SP) - CEP: 07242-225

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A EPG Manuel Bandeira tem em sua prática pedagógica elementos que objetivam a construção da escola de forma coletiva, colaborativa e democrática. Para alcançar este fim, são enfatizadas ações pedagógicas que privilegiem a aprendizagem por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento das habilidades sociais desejáveis ao convívio em uma sociedade democrática.

Dessa forma, compõem o Projeto Pedagógico iniciativas como: Projetos Estruturantes, os quais norteiam os Projetos de Pesquisa de escolha dos educandos; Aulas-passeio, que possibilitam a aprendizagem para além do espaço escolar e Estudo do meio, que objetiva um olhar investigativo e crítico da realidade circundante.

Um dos pilares do Projeto Político Pedagógico da EPG Manuel Bandeira é a Gestão Democrática e Participativa. Assim, alguns dispositivos de participação são garantidos para que, tendo em vista a realização do bem comum e o exercício da cidadania, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar tenham a oportunidade de expressar suas opiniões, propor soluções para os possíveis entraves e, dessa forma, contribuir para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, na qual, sob a perspectiva de uma Educação Integral, os direitos sociais e as liberdades individuais sejam respeitados.

Os dispositivos participativos existentes em nossa escola são: Conselhinho (formado por representantes das turmas, com caráter propositivo e deliberativo); Conselho Escolar (composto por integrantes da comunidade escolar, com caráter deliberativo); Assembleia de Classe e Assembleia Geral (destinadas aos alunos do Ensino Fundamental, tem como objetivo discutir e deliberar acerca dos problemas da escola); Roda de Conversa (destinada aos alunos da Educação Infantil, tem como finalidade oportunizar o diálogo e a reflexão que favoreçam o desenvolvimento da criticidade); Assembleia de Professores e Funcionários; Fóruns de Participação (composto por integrantes da comunidade escolar com o objetivo de promover discussões sobre temas de interesse geral).

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Uso do Bosque de Leitura - março de 2017

Foto: divulgação.

Ver imagem

Uso do Bosque de Leitura - março de 2017

Foto: divulgação.

Ver imagem

Semana Pedagógica 2014

Foto: divulgação.

Ver imagem

Observação de fotos do Estudo do Meio

Foto: divulgação.

Ver imagem

Semana Pedagógica 2016

Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.