14/12/2020

Ensinando futuros professores: experiências formativas inspiradoras

O livro representa um trabalho excepcional e único de uma equipe de talentosos pesquisadores da Fundação Carlos Chagas, no Brasil. Abordando uma questão fundamental, e, no entanto, negligenciada, eles exploram o papel que os formadores de professores desempenham, influenciando as práticas daqueles que estão aprendendo a ensinar. Este é um terreno desafiador a se examinar, pois as práticas de formação de professores iniciantes, tanto no Brasil quanto no exterior, estão repletas de questões duradouras e debates acirrados sobre a melhor maneira de realizá-las. Ser um professor eficaz é algo inato ou construído? Qual a importância de explorar primeiro a teoria e depois praticá-la em salas de aula reais? O que um professor deve saber sobre as origens sociais e culturais de seus alunos para ser eficaz? Qual a melhor forma de ensinar os novos professores a trabalhar com quase 48 milhões de alunos em uma ampla variedade de contextos geográficos, econômicos e sociais no Brasil?

Esta obra apresenta estudos de caso de formadores de professores que atuam em cursos de licenciatura, resultantes de uma pesquisa desenvolvida na Fundação Carlos Chagas com a colaboração da professora e pesquisadora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard, instituição parceira deste estudo, e financiada pelo Lemann Brazil Research Fund. O objetivo principal da pesquisa foi investigar as práticas formativas utilizadas por formadores, em contextos de formação inicial, tendo em vista o aprendizado da docência de futuros professores da Educação Básica. A expectativa é de que a leitura dos casos contribua para o debate no campo da formação de professores.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.