EIBC Pamáali

Escola Indígena Baniwa e Koripako - EIBC Pamáali

Comunidade Escola Pamáali, Rio Içana, Terra Indígena Alto Rio Negro - Médio Rio Içana - São Miguel da Cachoeira (AM) - CEP: 69750-000

Ver Google Maps

A EIBC Pamáali é uma escola indígena municipal de Ensino Fundamental com 95 estudantes. A escola é entendida como espaço para aperfeiçoar a habilidade da pessoa e descobrir novas formas de trabalho.

A expectativa é de que a formação escolar dos alunos fortaleça os processos desenvolvidos nas comunidades e que tenham meios de garantir o acesso a bens atualmente já considerados essenciais no dia a dia na vida da comunidade.

A proposta curricular se diferencia do ensino técnico praticado na maioria das escolas técnicas brasileiras, pois seus fundamentos estão em práticas dos conhecimentos Baniwa, acessados na língua indígena e articulados aos conhecimentos tradicionais.

Dentro do projeto político pedagógico, a proposta curricular é organizada por temas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, tendo sido mantida a base das áreas de ensino comumente chamada de núcleo comum, mas o diferencial do currículo desta escola indígena está nos “temas transversais”, que abrangem desenvolvimento sustentável, política e educação e política dos direitos e movimento indígena.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.