Dyuna-Rosa

Dyuna-Rosa Casa do Brincar, Sonhar e Saber

Rua Pinheiro Machado, 150 - Centro - Botucatu (SP) - CEP: 18600-180

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A iniciativa Dyuna-Rosa se caracteriza por ser um centro de estudos com um jardim de infância lúdico que promove atividades artístico-culturais e possui apoio pedagógico.

Suas ações partem de um projeto imaginário de uma casa que prioriza as relações humanas, o aprender orgânico e a criatividade de todos os envolvidos, dos mais novos aos mais velhos.

No espaço inicial, destinado ao alicerce, a Interação é posicionada entre escola e família, atrelada aos quatro pilares da Educação reconhecidos pela UNESCO: “Aprender a Ser, Aprender a Viver com os Outros, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer”. Na etapa seguinte, destinada aos pilares, as reflexões são afinadas ao pensamento de Aristóteles quando diz: “educar a Mente sem Educar o Coração não é Educação” e Às ideias de Paulo Freire ao dizer, “educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”.

Assim, no desdobramento dessas ideias são construídos oito pilares:

  1. A Infância e o Direito de Livre Brincar;
  2. A Identidade Cultural Brasileira; 3. Estudos da Constelação Sistêmica Familiar;
  3. Educação para a Paz;
  4. Pedagogia da Emoção e do Afeto;
  5. Pedagogia da Cooperação;
  6. Permacultura e Alimentação Saudável;
  7. As Artes e o Desenvolvimento Humano; 8. Estudos da Neurociência.

Por fim, chega-se ao teto da casa, vislumbrando como meta, a educação para autonomia e a cultura de Paz. Justifica-se, portanto, diante disso, a importância de uma aprendizagem sistêmica e de uma abordagem transdisciplinar. E na busca de uma expressão que significasse esse conjunto de saberes, na atualidade, encontramos como ideal, o termo Educação Neo Humanista.

Como atividades artísticas e culturais, a iniciativa desenvolve atualmente: musicalização, danças folclóricas brasileiras, artes manuais, arte culinária e inglês lúdico. Todas envolvendo crianças e educadores.

Vale salientar que em 2015 este trabalho estava apenas iniciando, como uma semente. Contudo, o posterior reconhecimento como “plano de ação consistente no caminho da inovação e criatividade na educação básica”, foi um grande motivador para e chegar no momento atual: uma plantinha a crescer, cheia de calor e alegria.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Brincar

Crianças da iniciativa em uma de suas atividades. Foto: divulgação.

Ver imagem

Momento lúdico

Crianças da iniciativa em uma de suas atividades. Foto: divulgação.

Ver imagem

Brincando na areia

Crianças da iniciativa em uma de suas atividades. Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.