12/12/2018

Didática transpessoal : perspectivas inovadoras para uma educação integral

O estudo Didática transpessoal : perspectivas inovadoras para uma educação integral refere-se à construção e à aplicação de uma didática de ensino a partir da visão antropológica da Psicologia Transpessoal.

Ela reconhece a espiritualidade e a necessidade de transcendência como inerentes à natureza humana, contemplando o ser em suas dimensões biopsico, sociocultural e espiritual.

Investigaram-se as implicações desse enfoque com o conceito de ciência, reconhecendo-o como uma área do conhecimento transdisciplinar, aplicado na educação, saúde e instituições, assim como também a possível contribuição da Didática Transpessoal para o educando, na aprendizagem de conteúdos programáticos, e, em especial, no ensino da Psicologia Transpessoal.

A base epistemológica sobre a qual se assentam os postulados fundamentais da Psicologia Transpessoal elegidos por Abraham Harold Maslow, com contribuições de Pierre Weil e Roberto Assagioli, foram ampliados e sistematizados em seus conceitos principais, elaborando e caracterizando os aspectos estruturais e dinâmicos que constituíram o corpo teórico, bem como o eixo experiencial e evolutivo dessa abordagem psicológica.

Constatou-se que os conteúdos da sistematização efetuada, aqui denominada Abordagem Integrativa Transpessoal, ou simplesmente Abordagem Integrativa em Psicologia, foram amplamente assimilados pelo grupo de profissionais, que receberam as informações dessa abordagem por meio da didática proposta. Verificou-se que ocorreu otimização da aprendizagem, emergência de valores positivos, aprimoramento profissional e realização pessoal, resultando em uma ética e postura mais humanistas.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.