28/01/2019

Confira cursos sobre educação e inovação para começar já

De inovação e novas metodologias até temáticas voltadas para a juventude: confira a seguir uma lista de cursos online e presenciais, alguns gratuitos, sobre educação e inovação para começar já. A seleção foi feita pelo portal Porvir.

Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Com 15 horas de carga horária, o curso online faz uma análise do modelo tradicional de escola. São discutidas práticas e estratégias para romper esse formato, além de apresentar experiências educacionais inspiradoras. Ministrado pelas professoras. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Dra. Patrícia Behling Schäfer, ele tem certificado válido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O curso é gratuito. As inscrições para este curso deve reabrir em breve. No entendo, a plataforma Escolas Conectadas oferece outros cursos gratuitos. Confira.

FLIP: A Sala de Aula Invertida
Aulas expositivas em casa, exercícios, trabalhos em grupo e discussões em sala. Essa é a proposta da sala de aula invertida. Com explicações curtas e objetivas, em vídeo, áudio e multimídia, o curso apresenta fundamentos da metodologia. Além disso, os participantes terão a possibilidade de interagir com o professor Wilson Azevedo. O curso tem carga horária de 20 horas e o investimento é de R$220.

STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências
Ministrado pela professora Lilian Bacich, o curso explica o que é STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e estimula o desenvolvimento de novas estratégias para as aulas de ciências. Entre outros tópicos, ele também apresenta elementos da Aprendizagem Baseada em Projetos. O curso tem carga horária de 3 horas e está disponível mediante assinatura digital da Nova Escola.

Arte na Escola Contemporânea
O Instituto Arte na Escola, que atua há 30 anos na formação continuada de professores, oferece curso a distância que trata de temas contemporâneos de artes com foco na metodologia de projetos. Durante todo o curso, o professor terá acompanhamento para a elaboração de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no dia a dia da escola, integrando linguagens artísticas, teorias, tecnologias e patrimônio cultural. Com duração de sete meses, o curso custa R$ 650.

Curso Aprendizagem Criativa/MIT
Neste curso online do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA) com legendas em português, o professor Mitchel Resnick apresenta os fundamentos da aprendizagem criativa seguindo o modelo dos 4 Ps (projetos, paixão, pares e pensar brincando) e explica como essas ideias foram inspiradas pela maneira como as crianças aprendem no jardim de infância. São ao todo seis módulos e o último deles discute por que é necessário apoiar o desenvolvimento dos estudantes como pensadores criativos na sociedade atual. As atividades são gratuitas.

Leia também:

Escolas Transformadoras realiza debate online sobre projetos político-pedagógicos

Grupo lança mobilização pela transformação da escola

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.