07/06/2018

Conferência popular lança manifesto em defesa da educação pública

Realizada em Belo Horizonte (MG), a I CONAPE lançou manifesto em defesa da educação pública e reuniu servidores públicos das diferentes regiões do país.

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) é uma iniciativa de organizações da sociedade civil preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade

Estavam presentes na Conferência servidores públicos, professores de educação básica, universitária, representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e organizações sociais.

O último dia foi dedicado a uma grande plenária e à deliberação do documento final, eventuais moções e, ainda, ao Manifesto da I CONAPE, “Carta de Belo Horizonte” (clique aqui e leia o manifesto). Com a realização desta conferência somada a este documento, a categoria pretende influenciar o debate eleitoral deste ano.

Além disso, a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino) lançou a campanha “Apagar o professor é apagar o futuro”. A entidade foi responsável também pela organização do debate sobre a privatização do sistema público de educação.

Esta campanha da Contee vem em oposição ao rebaixamento da formação dos professores, fechamento de licenciaturas, ao magistério muitas vezes tratado como “bico”, as tentativas de censura aos docentes, aos baixos salários e casos de não cumprimento do piso.

Por favor, clique aqui para acessar o conteúdo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.