Casa da Árvore

Casa da Árvore - Comunidade Democrática de Aprendizagem Livre

Rua Eduardo Marquez 1.484 - Bairro: Osvaldo Rezende - Uberlândia (MG) - CEP: 38400-442

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A Casa da Árvore é uma comunidade democrática de aprendizagem auto-dirigida organizada por um grupo de educadores independentes. A iniciativa trabalha com crianças, adolescentes e jovens de 4 a 18 anos de idade.

Criada em 2014, trabalha com o Modelo Sudbury de Educação (em prática desde 1968, quando foi fundada a Sudbury Valley School, nos Estados Unidos), que não prevê um currículo pré-estabelecido, avaliações, notas, boletins ou aulas. Todas as atividades que os estudantes desejam realizar e que não ferem as regras de convivência podem ser feitas na Comunidade de Aprendizagem, não havendo hierarquia entre saberes e habilidades.

A gestão da Comunidade é democrática e dela participam todos os membros, em duas instâncias: Assembleia Semanal (membros de equipe e aprendizes) e Assembleia Geral (membros de equipe, aprendizes e seus responsáveis). O objetivo da gestão democrática é dar voz e poder de decisão a todos os envolvidos nos processos, estabelecer limites entre as questões públicas da comunidade e as particulares de seus membros, garantir que os aprendizes possam brincar, explorar e interagir livremente e assim se desenvolver.

As atividades para manutenção da Comunidade são organizadas em Comissões, que vão da Biblioteca à Comissão de Justiça, que cuida da manutenção das regras de convivência, e são ocupadas voluntariamente por membros da equipe e aprendizes.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Ver imagem

Ver imagem

Ver imagem

Ver imagem

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.