05/11/2018

Teia Multicultural – A Construção de um Modelo Inovador na Escola Brasileira

A pesquisa Teia Multicultural – A Construção de um Modelo Inovador na Escola Brasileir aborda a importância da arte, principalmente a partir do teatro, e do autoconhecimento na construção de um currículo escolar, bem como no processo de formação de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

De autoria da pesquisadora Georgia Carolina Piacentini Correa, a pesquisa analisa o processo pedagógico desenvolvido na Escola Teia Multicultural, de São Paulo, e que integra o Movimento de Inovação na Educação.

Dessa forma, arte e o autoconhecimento como ferramentas no processo educativo são apresentados com base na história de vida da autora e utilizados como instrumentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem da escola.

A proposta pedagógica da Teia Multicultural tem na sua construção a intenção de possibilitar ao educando, independente da sua idade, uma aprendizagem efetiva, significativa e prazerosa, integrando os aspectos cognitivo, afetivo e motor, resultando em uma educação integral.

Para essa investigação, a autora utiliza como ponto de partida pensadores da educação e recentes estudos que apontam a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP como uma possibilidade de uma aprendizagem significativa.

Assim, o estudo trata da aprendizagem escolar realizada a partir de projetos interdisciplinares, que alicerca todo o projeto pedagógico e que tornou a instituição uma escola reconhecidamente inovadora e de educação integral pelo MEC e Edumission.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.