17/12/2018

Saberes e práticas docentes para a inovação curricular: uma análise das práticas da sala de aula

A pesquisa tem como objetivo analisar os saberes docentes no processo de inovação curricular, especificamente, na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio.

Com esta finalidade acompanhamos quatro professores do ensino médio, que elaboraram e aplicaram sequências didáticas sobre tópicos de física moderna e contemporânea em suas respectivas salas de aula.

A escolha dos sujeitos para esta pesquisa se deu por oportunidade, ou seja, foram escolhidos devido à participação deles num curso de formação continuada realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

O curso em questão foi elaborado para a capacitação de professores da rede pública do Estado de São Paulo e foi estruturado em três turmas, cada qual, englobando um tópico de física moderna e contemporânea: Linhas Espectrais, Partículas Elementares e Relatividade.

De acordo com a natureza dos dados obtidos, esta pesquisa se enquadra nos referenciais da pesquisa qualitativa, na medida em que, os dados principais são descritivos, compostos de gráficos e transcrições, os quais foram recolhidos em forma de gravações em áudio ou vídeo.

Os resultados permitiram a construção de categorias que podem servir de base para a elaboração de um conjunto de saberes necessários ao processo de inovação curricular e serem incorporados na formação inicial dos futuros professores, contribuindo para que eles sejam mais bem preparados para trabalhar com os processos de inovação.

As categorias encontradas empiricamente são: saber transpor os conteúdos específicos para a sala de aula, saber utilizar os recursos didáticos audiovisuais, saber organizar e planejar atividades didáticas, saber construir os mecanismos de avaliação e saber gerir a sala de aula.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.