12/03/2021

Rubem Alves e Janusz Korczak, um (re)encontro de almas

Por Salus Loch

Para o teólogo, educador, psicanalista e escritor Rubem Alves, a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

Na tarde deste sábado, 6, o presidente da Associação Janusz Korczak do Brasil (AJKB), Denis Plapler, e a presidente do Instituto Rubem Alves, a arquiteta e escritora Raquel Alves – filha caçula do renomado educador brasileiro -, promoveram um belo reencontro de almas destacando a grandeza pedagógica de Korczak e de Rubem Alves, durante live realizada na página da AJKB no Facebook.

A troca de experiências teve início com Raquel, que, após breve narrativa da trajetória do pai, falecido em 2014, destacou projetos e ações do Instituto em homenagem ao escritor, que também foi professor universitário e tinha, entre seus objetivos, o compromisso de levar a literatura às crianças.

“Tanto Janusz Korczak quanto Rubem Alves estavam a frente de seu tempo. Prova disso é que seguem presentes e cada vez mais relevantes. Cabe a nós levarmos adiante a mensagem deles, recriando a linguagem e impactando a vida de nossos jovens”, pontuou Raquel, para quem o educador não deve estar a serviço dos saberes, mas a serviço dos estudantes.

Em suas manifestações, Denis Plapler trouxe trechos de crônicas e textos escritos por ambos os educadores – enfatizando a similaridade de seus pensamentos e propósitos, tão necessários, especialmente, em tempos de pandemia. Denis também apresentou metas e realizações da AJKB.

Ao final do bate-papo, Raquel Alves pediu ‘mais amor, por favor’ – ao que seu pai possivelmente completaria: “Aquilo que o coração ama fica eterno” – a exemplo do encontro deste sábado, que já deixou saudade.

Quem foi Janusz Korczak

Janusz Korczak foi o pseudônimo de Henryk Goldszhmit, médico, educador e escritor que dedicou a sua vida à promoção efetiva de uma educação democrática capaz de oferecer às crianças o direito a infâncias plenas, íntegras, livres, brincantes e serenas. Dirigiu dois orfanatos na companhia das próprias crianças, durante a primeira metade do século XX. Essas casas de acolhimento tornaram-se referência para o mundo pela visão de criança e modelo de autogestão infantojuvenil. Nascido em 1878, filho de judeus poloneses, acabou executado pelos nazistas ao lado de suas crianças no campo de concentração de Treblinka, em 1942, após recusar inúmeras vezes abandoná-las em nome de sua sobrevivência.

Quem foi Rubem Alves

Rubem Azevedo Alves nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933, e morreu em Campinas, São Paulo, em 19 de julho de 2014. Foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos principais pedagogos da história do Brasil, junto com Paulo Freire, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.