18/02/2019

Inovação em educação matemática: o caso da escuela pedagógica experimental da Colômbia

O trabalho Inovação em educação matemática: o caso da escuela pedagógica experimental da Colômbia investigou a inovação em Educação Matemática a partir da perspectiva pedagógica da Escuela Pedagógica Experimental – EPE.

A EPE é uma escola colombiana que pratica inovação educativa há 40 anos.

A pesquisa foi realizada a partir da vivência, observação e análise de aulas de Matemática, do ambiente pedagógico da escola, do seu contexto e das Actividades Totalidad Abiertas – ATA’s. As ATA´s são um princípio pedagógico construído pela escola para o desenvolvimento de todas as atividades realizadas com seus alunos.

Os dados foram obtidos por meio de leituras de textos produzidos pela escola, por entrevistas livres e semiestruturadas e pela observação das aulas de três professores de Matemática.

Inovação em matemática

Esta pesquisa é um estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Para a coleta e interpretação de dados utilizou-se o Método do Caminho, desenvolvido por Edgar Morin para pesquisas apoiadas na Teoria da Complexidade e a Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011).

Defende-se que o ensino de Matemática deve ocorrer de maneira integrada a um ambiente amplo, complexo e transdisciplinar de pesquisa e resolução de problemas, no qual esta ciência assume a função de ferramenta útil para explicar fenômenos e objetos do mundo.

Para sustentar essa ideia, propõe-se seis princípios norteadores para o ensino de Matemática em uma perspectiva inovadora de Educação.

Os resultados apontam que a inovação em Educação Matemática, desenvolvida na Escuela Pedagógica experimental da Colômbia, é um processo complexo e transdisciplinar que fundamenta a construção coletiva do conhecimento em um ambiente de pesquisa e resolução de problemas.

Dessa forma, a principal implicação dos resultados obtidos é que, a adoção pelas escolas de uma perspectiva inovadora de ensino de Matemática integrada a outras áreas do conhecimento, com ênfase no desenvolvimento do pensamento complexo nos alunos, contribui para a formação de sujeitoscapazes de construir relações entre o conhecimento matemático aprendido na escola e a realidade na qual eles estão inseridos.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.