03/12/2018

Faça o download gratuito da Carta Aberta da Escola

A mobilização “Escolha Transformar” convoca a sociedade a se unir para reconectar a escola aos sonhos dos estudantes.

Organizada por um grupo de 100 pessoas que acreditam que a transformação da escola é possível, a iniciativa lançou a Carta Aberta da Escola. Nelaa própria escola convida estudantes, educadores, familiares e a comunidade a ajudarem nesse processo.

Por isso, a iniciativa é também um esforço coletivo para dar visibilidade a experiências inovadoras em educação, disseminar informações e instrumentos de transformação, influenciar políticas públicas e fomentar o engajamento da sociedade.

O texto é assinado por educadores, gestores escolares, representantes de secretarias, estudantes, pesquisadores, empreendedores, ativistas sociais, jornalistas e simpatizantes.

“Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança (…). Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes”, diz a carta que está disponível no site da mobilização (escolhatransformar.org.br).

Proposta do Escolha Transformar

A transformação proposta é profunda e envolve a reinvenção de práticas, espaços, tempos, papéis e relações dentro das instituições educacionais. Para alcançá-la, será necessário envolvimento sociedade e que a agenda deixe de ser alternativa ou futurista.

“Mais do que necessária, minha transformação se faz urgente. Não posso permitir que nenhum aluno me deixe sem estar preparado como pessoa, profissional e cidadão para construir uma vida melhor para si e para o nosso país (…).”, complementa a carta da escola.

Como participar da mobilização

Interessados em participar da iniciativa podem apoiar a Carta Aberta da Escola e se inscrever pelo site do projeto, o escolhatransformar.org.br  .

Assim, uma das tarefas é uma ação online. Ela convida a postar nas redes sociais ou WhatsApp vídeo ou texto respondendo: “Por que eu escolho/escolhi transformar a escola?“.

A mensagem deve ser acompanhada pelas hasgtags #escolhatransformar #escolhitransformar. Ao final, os participantes devem indicar três pessoas para  responderem ao desafio.

Com a finalidade de difundir a #Escolha Transformar e a Carta Aberta da Escola, o site traz um kit de comunicação. O conteúdo oferece peças digitais e para serem impressas.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.